O espólio artístico de Frida Kahlo chega a Lisboa e ao Porto em “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone”, uma instalação apresentada pelo OCUBO. A experiência terá lugar nas galerias Immersivus das áreas metropolitanas, com estreia marcada para dia 10 de março na Alfândega do Porto.
O objetivo está em dar a conhecer a vida de uma das mais conhecidas artistas mexicanas de todos os tempos, em formato de biografia imersiva. De uma parceria entre a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona e o estúdio criativo Layers of Realty, nasce uma viagem ao passado, pontuada por recursos digitais.
Fotografias históricas, filmes originais, instalações artísticas e música. Recorrendo ao audiovisual, passam-se em revista momentos relevantes da vida do ícone, sempre numa matriz interativa. É assim que Portugal acolhe parte das mostras do museu Casa Azul, onde nasceu a pintora.
Algumas experiências apresentadas pelo OCUBO em eventos como o Magical Garden estão também de volta. A aposta no digital faz-se sentir nas animações holográficas, realidade virtual e video mapping de esculturas. Ao longo de mais ou menos uma hora, os visitantes entram num mundo paralelo, repleto dos tons vivos que tanto caracterizaram Kahlo.
O legado feminista de Frida, o acidente que a levou a pintar autorretratos e o seu carinho pela tradição mexicana encontram-se vivos numa exposição dedicada a uma artista muito à frente do seu tempo. Lisboa poderá desfrutar desta aventura ainda em 2022, agendada para 29 de setembro.
Até lá, a experiência pode ser vivida no Porto, de quarta a domingo, das 14h30 às 19h30. Os bilhetes estarão à venda no site da Immersivus, oscilando entre os 14 e os 19,5 euros. Grupos e turmas escolares desfrutam de descontos especiais.
Comentários