E se sentir algo por alguém durante umas férias? Esta é uma realidade para 16% dos portugueses que revelaram ter encontrado alguém durante esse período de descanso com quem acabaram por manter uma relação, sendo mais predominante no caso dos homens (20%) do que no das mulheres (11%).

Mas o amor pode começar ainda antes do embarque ou até mesmo dentro do avião. Dos 11 mil participantes, 48% dos viajantes portugueses admite já se ter sentido atraído por um assistente de bordo ou empregado do aeroporto, e 27% por outro passageiro. Mas nem todos têm sorte no amor, com apenas 7% a admitir ter conhecido o seu cônjuge num voo ou no aeroporto.

O mesmo estudo revela ainda que os homens (57%) tem mais facilidade em apaixonaram-se do que as mulheres. Não é de estranhar que muitos passageiros encontrem o amor durante as suas viagens uma vez 8% admite fazê-lo com o propósito de encontrar a sua cara-metade. Por exemplo, 41% dos italianos já revelou ter-se apaixonado por uma assistente de bordo enquanto 38% dos espanhóis por um passageiro.

Neste inquérito, 75% dos inquiridos admite já ter sido abordado por outro passageiro para conversar durante um voo ou no aeroporto, enquanto 36% dos viajantes afirma já ter conhecido alguém que passou a fazer parte do seu círculo de amigos.

Em termos de sociabilidade, os espanhóis lideram o ranking sendo aqueles que são mais abordados por estranhos (87%) mas são também quem mais mete conversa com outros passageiros (81%). Os portugueses, por sua vez, fixaram-se nos 75% e 60%, respetivamente. Os alemães são dos povos menos sociáveis durante as viagens com 20% e 12%.

A eDreams teve por base a opinião de mais de 11.000 indivíduos em oito países da União Europeia, dos quais mais de 1.000 em território nacional. Os inquiridos são maioritariamente do sexo masculino (61%), com idades compreendidas entre os 25 e 44 anos (67%) e casados ou numa relação (73%).