Os presentes de Natal são uma das maiores tradições desta época festiva. Começaram há mais de 10 mil anos atrás, quando os agricultores trocavam nesta altura o que sobrava das suas colheitas, de forma a celebrar o inverno já estar a meio. E esta tradição manteve-se quando há 2022 anos os Três Reis Magos entregaram ao Menino Jesus 3 presentes: a mirra, o incenso e ouro.

Em Portugal o dia da consoada, dia 24 de dezembro, é o ponto alto do Natal, é nesse dia que as famílias se reúnem e se sentam à mesa para conviverem e deliciarem-se com as mais diversas iguarias de Natal. Os pratos de bacalhau e peru, o bolo-rei repleto de frutas cristalizadas, as broas castelares e os tradicionais fritos como as filhoses, os sonhos e as rabanadas não podem faltar na mesa.

À meia-noite muitas das famílias vão à Missa do Galo e nas igrejas, assim como em casa, existe um lugar especial para o presépio. Quando as famílias regressam a casa é hora da troca de presentes, no entanto, nem sempre o Pai Natal teve o lugar de destaque que tem hoje, era o Menino Jesus que entregava os presentes aos mais pequenos.

Quando as crianças se iam deitar, deixavam o sapatinho na chaminé e como diz uma das mais populares músicas de Natal as crianças iam “aos saltos pela casa, descalços ou em chinelos procurarem as suas prendas tão belas”, isto claro se se tivessem portado bem durante o ano.

Independentemente do que a tradição dita, cabe-nos a nós ser criativos e variar na escolha de presentes e isso nem sempre é tarefa fácil. É talvez por isso, que esta seja a tarefa que mais vamos adiando nesta época.

Queremos ajudá-lo na escolha dos presentes que irão fazer as delícias de miúdos e graúdos. Inspire-se nas nossas sugestões e crie a sua lista de presentes inspirada nas coleções da hôma Happy Home Living.

PARA OS MAIS NOVOS

A magia do Natal tem um brilho ainda mais especial para as crianças, são eles que vivem intensamente esta época e que às doze badaladas esperam impacientemente para ver os presentes que o Pai Natal deixou no sapatinho ou debaixo do pinheiro.

A verdade é que escolher um presente para uma criança não é uma tarefa simples. Sabem muito bem o que querem e aquela sinceridade típica de uma criança faz-nos ter um arrepio só de pensar que poderão não gostar dos seus presentes.

Uma boa aposta para presentes de criança são os peluches, que transportam as crianças para um mundo imaginário. Existem opções para todos os gostos, grandes ou pequenos, escolha um peluche que vá ao encontro do gosto da criança, existem os mais tradicionais como uma girafa ou crocodilo ou então um unicórnio ou um elefante bailarina.

Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Outra boa escolha de presentes de criança são os acessórios decorativos cheios de detalhes e ternura. Opte por um porta-fotos para recordar momentos únicos, tendas ou tipis para criar momentos mágicos, caixas musicais ou porque não uma mercearia em madeira com frutas.

Sugestões de presentes fora da caixa
Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Na hôma kids existem várias opções de presentes para os mais pequenos da sua família que com certeza irão acompanhá-los durante o seu crescimento e criar memórias inesquecíveis.

PARA ELE

Comprar um presente, para o nosso pai, avô, namorado ou marido, ou até mesmo aquele tio mais distante é uma tarefa que põe à prova a nossa criatividade. Ano após ano oferecemos aquela camisa ou a tão típica garrafa de vinho, mas se este ano gostaria de oferecer um presente diferente e original aos homens lá de casa, temos algumas ideias preparadas para si.

Ofereça aos homens da sua vida utensílios de bar, estes além de serem opções bastante úteis para o dia-a-dia, também são opções cheias de pinta. Comece por perceber qual o tipo de bebida, vinho ou cocktails, que a pessoa a quem quer oferecer o presente prefere.

Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Se a pessoa prefere vinho então existem excelentes ideias a considerar, pode oferecer um refrigerador de garrafa, rolhas em inox ou até mesmo um saca-rolhas, seja ele manual ou elétrico. Se quiser oferecer um conjunto completo existem opções compostas por saca-rolhas, um despejador e anel anti gota.

Já se preferir cocktails existem outras tantas escolhas como um conjunto de mistura com todas as peças incluídas, ou então ofereça as peças em separado como um agitador, um distribuidor ou um coador.

Se quiser pode ainda optar por oferecer uma tábua de cortar, existem várias opções, mas se pretende que esta seja mais decorativa, as melhores são as de madeira e mármore.

Inspire-se nas nossas sugestões e consulte o catálogo da hôma Happy Home Living onde existem ainda muito mais ideias de presentes que eles vão adorar.

 

 

PARA ELA

Já dizia uma famosa atriz que “diamonds are a girl’s best friend”, o que significa, que os diamantes são aos melhores amigos de uma mulher. Melhores amigos não temos tanta certeza, até porque não é para todas as carteiras que se pode investir neste tipo de joias. Pode, no entanto, oferecer como presente de Natal uma caixa para bijutaria ou até mesmo um móvel com várias divisórias para pode guardar todas as suas joias e bijutaria.

Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Uma outra excelente opção para oferecer às mulheres da sua família são objetos decorativos, afinal quem não gosta de deixar a sua casa ainda mais bonita? Opte por dar como presente velas perfumadas que para além de criarem um ambiente íntimo, também perfumam a casa com os mais diferentes aromas. Escolha velas com campânulas ou então castiçais em vidro ou cerâmica, desta forma para além de ser um presente que irá deixar toda a casa perfumada é também uma peça decorativa.

Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Ainda na índole decorativa, pode também oferecer molduras ou até mesmo objetos decorativos como um despeja bolsos. Estes presentes primam pela elegância sem ignorarem o fator da funcionalidade.

Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Se quer apostar num presente que tenha também função pode ainda oferecer mantas, estas para além de serem decorativas são ótimas escolhas para esta altura do ano. Existem em várias cores, com ou sem padrões, mais ou menos quentes. Temos a certeza de que este presente não vai ficar esquecido num canto.

Sugestões de presentes fora da caixa
créditos: hôma

Com todas estas dicas de presentes, o difícil vai ser escolher qual o melhor. Escolha opções diferentes e prima pela originalidade. Inspire-se nas nossas sugestões e consulte o catálogo da hôma Happy Home Living.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.