A cozinha tem algumas regras que não devem ser ignoradas quando pensa na remodelação desta divisão. Para que possa cozinhar tranquilamente e com eficácia, com todos os utensílios e eletrodomésticos no sítio certo, deve seguir essas regras à risca.

O espaço

Faça um levantamento das medidas da divisão. Crie um esboço do espaço representando todos os móveis, áreas e eletrodomésticos que necessita. Não pode esquecer que o fogão, o lava-louça e o frigorífico devem estar localizados nos vértices de um triângulo “virtual” para que se possa movimentar entre os vários pontos de trabalho corretamente: cozinhar – lavar – arrumar.

Os móveis

Depois de definida a disposição da cozinha, há que definir o estilo de cozinha. Deve ter em conta toda a decoração da sua casa, para que esta fique corretamente integrada. Existem vários estilos de cozinhas, no entanto, as que mais se destacam são as chamadas cozinhas tradicionais, as rústicas e as contemporâneas. Deve sempre ter em atenção o estilo de cozinha que escolheu quando estiver a selecionar os materiais para a mesma. Para uma cozinha tradicional pode escolher azulejos, pedras para a bancada e madeiras com tons mais clássicos. Para a cozinha mais rústica, estes materiais devem ter um aspeto mais tosco. Quando falamos de cozinhas contemporâneas, os azulejos, a bancada e os móveis devem ser em branco ou em cinza, com linhas muito retas para dar um ar mais depurado ao espaço.

Hoje em dia, existe uma enorme variedade de móveis de cozinha que se adaptam a todos os estilos e gostos, com materiais diversos, que têm em conta a facilidade de arrumação e limpeza.

Os eletrodomésticos

Depois de definida a cozinha no seu global, há que definir o que deve ter cada uma das áreas em concreto. Na zona do lava-loiça deve ter o balde do lixo e a máquina de lavar loiça. Na área do frigorífico, se pretende que este seja encastrado, aproveite e coloque ao lado a coluna com o microondas e o forno. Os três eletrodomésticos ficam corretamente enquadrados, dando um toque mais harmonioso à cozinha.

Quanto à escolha dos eletrodomésticos, tenha sempre em conta a sua classificação energética. Os mais próximos da classificação A são a escolha mais acertada porque consomem menos energia.

Organize a sua nova cozinha

Os utensílios

Na zona da placa ou fogão, tenha um conjunto de gavetas para colocar todos os talheres, bem como, as especiarias necessárias aos seus cozinhados. Os tachos devem ficar numa zona de gavetões em baixo e os copos e os pratos podem ficar nos móveis superiores. Existem inúmeras soluções que lhe permitem ter todos os utensílios no sitio certo e corretamente arrumados, para que a sua cozinha fique perfeita. Veja aqui algumas das soluções que a Leroy Merlin tem para si.

Organize a sua nova cozinha

A iluminação

A iluminação é muito importante. Tenha um candeeiro de teto que ilumine a totalidade da divisão, mas também iluminação localizada entre bancadas, numa ótica mais funcional, para cozinhar com uma luz mais adequada. Se tiver uma zona de refeições, coloque um candeeiro no centro da mesa para dar um toque mais confortável e elegante a esta área da cozinha.

Organize a sua nova cozinha

Todas estas dicas devem ser adaptadas à dimensão e às necessidades do seu espaço e não dispensam a opinião de um profissional Leroy Merlin, para que tudo corra dentro do planeado. Vamos a isso?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.