Este é um mês perfeito para fazer plantações de árvores e de arbustos. Em outubro deve, também, aproveitar para realizar outras atividades recomendadas para esta época, como é o caso da plantação de bolbos e de estruturas subterrâneas, das sementeiras de hortícolas para o inverno e das estacarias de certas plantas lenhosas e semilenhosas. Deve ainda, neste período, transplantar as variedades agrícolas que semeou na horta nos meses anteriores que já estejam crescidas.

Além disto, é importante combater infestantes, preparar os canteiros onde irá semear e fazer plantações em novembro e incorporar bastante matéria orgânica. Faça tratamentos fitossanitários preventivos para combater formas hibernantes no pomar e proceda ao levantamento, à limpeza, à divisão e à replantação dos morangueiros. No jardim comece já a plantar as anuais de flor, a escarificar o relvado para eliminar as partes secas e eventualmente fazer uma ressementeira.

Deve, ainda, aparar, regar e fertilizar os relvados, levantar plantas de tufo e proceder à sua divisão e replantação. É também tempo de tutorar crisântemos e de plantar açucenas, aurículas, crocos, fritilárias, íxias, íris, jacintos, junquilhos, muscaris, narcisos, ranúnculos e tulipas. Os arbustos que não estejam com flor devem ser podados. Por fim, leve a cabo a estacaria semilenhosa de ornamentais e aromáticas, incluindo pelargónios e buxos, alecrim, alfazema, tomilho e salva.