É um alimento depurativo, rico em vitaminas B3, B5, B6 e C, rico em glucosinolato, um composto que nutre e protege o fígado, que pode cultivar facilmente num pequeno pedaço de terreno. Para conseguir couves-flor grandes e bem formadas existem três regras básicas. Antes de plantar, faça um adubo de fundo à base de fertilizante azotado, mantenha constante a humidade do solo durante o desenvolvimento e evite que as plantas percam cor dobrando um par de folhas externas sobre a cabeça da planta. Esta medida protege contra as geadas de inverno mas existem outras precauções a ter durante outros perídos. Veja como deve proceder:

- Plantar

Os meses de frio, sobretudo no inverso, são a altura de plantar alhos em fileiras e entre as roseiras e os morangueiros. Termine a plantação de alfaces e espinafres para colher na primavera.

- Regar

Diminua a frequência e a intensidade das regas no caso de já ter começado a chover. Tenha atenção aos charcos que podem contribuir para o apodrecimento dos frutos.

- Adubar

Depois de trabalhar a terra com a moto-enxada nos canteiros que vai semear no outono, aplique adubo orgânico.

- Podar

Após a frutificação, corte os ramos velhos dos framboeseiros e das cerejeiras. Por outro lado, elimine os ramos estragados dos pessegueiros.

- Tratar

Mantenha os insetos afastados das suas árvores de frutos para evitar que estraguem a produção. Uma das soluções é cobrir as árvores com redes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.