Forçar bolbos é um método que permite obter flores mais depressa, embora enfraqueça a planta de tal forma que não voltará a florir. Para o conseguir, coloque o bolbo dentro de uma jarra com água de forma a que assente na base e toque na água sem contudo ficar muito mergulhado. Durante cerca de oito a 10 semanas, mantenha a jarra coberta com um papel pardo num armário escuro e não muito quente. Semanalmente, retire o cartuxo e junte água morna até repor a que entretanto evaporou. Quando os rebentos das folhas tiverem cerca de cinco centímetros, retire a cobertura de papel e coloque a jarra no parapeito de uma janela. Nesta fase, deve continuar a acrescentar água morna. Em pouco tempo, o bolbo irá florescer.

Como alternativa, pode plantar quatro ou cinco bolbos num vaso largo com 12 centímetros de profundidade, não os enterrando totalmente. Para isso, tape-o com papel e coloque-o no frigorífico a uma temperatura não superior a 9º C durante um período de 10 a 12 semanas, até a planta formar uma boa rede de raízes. Assim que a temperatura exterior aumente, leve os vasos para um local fresco e escuro, até se formar um rebento forte de onde sairão as folhas. Quando este alcançar cerca de cinco centímetros, coloque a jarra no parapeito de uma janela. Pode plantar os bolbos no jardim, mas a floração demora alguns anos.

O jacinto é uma das espécies botânicas que pode ser desenvolvida a partir desta técnica, tal como as tulipas, as frésias, os narcisos, os jarros. A lista de bolbos de primavera inclui ainda as liliums, as begónias, as calas, as cannas, as dálias, os gladíolos, as peónias, as rosas-de-jericó, as amarílis, as íris, os ranúnculos e as anémonas. Já a lista de bolbos de outono inclui espécies como o crocus, o Allium Cowani e o Allium Aflatunense, a flor de açafrão, a açucena, o ciclâmen e a fritilária, a par do espargo verde, do alho roxo e da cebola amarela.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.