A falta de ferro pode manifestar-se nalgumas plantas através do aparecimento de folhas amareladas com as nervuras verdes. Isto porque o ferro é um micronutriente importante na fotossíntese, na respiração e na assimilação do nitrogénio. Um método caseiro consiste em enterrar pregos ou outro tipo de material ferrugento junto às plantas carenciadas, que por sua vez se irão alimentar do minério do ferro libertado na oxidação.

Se o fizer, notará seguramente a diferença. Esta é uma ação essencialmente preventiva, como alertam muitos especialistas em jardinagem. A absorção de ferro pelas plantas é metabolicamente controlada, podendo esta substância ser absorvida como Fe3+ , Fe2+ e Fe. A capacidade das raízes em reduzir Fe3+ para Fe2+ parece ser fundamental na no processo de absorção por muitas espécies botânicas.

O ferro não é facilmente transportado nos tecidos e, por isso, geram-se por vezes deficiências, sobretudo nas partes novas das plantas. Tanto a absorção como o transporte deste elemento são fortemente afetados por fatores como pH e concentração de cálcio e fósforo no solo. Para além de recorrer a pregos, também pode recorrer a fertilizantes ricos neste tipo de substância, à venda em hortos, floristas e lojas da especialidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.