A toalha de banho, diretamente ligada ao uso constante e à higiene pessoal, deve ser cuidada e mantida de forma a evitar a criação de fungos e bactérias no tecido, quando este ainda não está seco. Identifique o que está a fazer de errado quando cuida da sua toalha e mude os seus hábitos, para que consiga preservar o tecido e a sua saúde.

Usar amaciador na lavagem - Parece contraditório, mas o amaciador diminui a capacidade de absorção das fibras. Opte antes por colocar um pouco de vinagre nas lavagens que, para além de ajudar a tornar a toalha mais suave, também preserva as cores do tecido. Usar detergente a mais, também contribui para a perda de absorção das fibras de tecido.

Lavar com outras roupas - O ideal é lavar toalhas com toalhas, ou pelo menos com peças similares como lençóis ou roupa que não tenha fechos, botões ou ganchos que possam puxar os fios do tecido turco na lavagem.

Pendurar as toalhas em ganchos, depois de usadas - Para evitar que a humidade se entranhe nas fibras da toalha e haja proliferação de fungos e bactérias, deve pendurar a toalha num varão ou estendal. Basicamente, um sitio onde possam estar completamente abertas e onde seja mais rápido secar.

Guardar as toalhas ainda húmidas - Tal como no erro acima, convém certificar-se que as toalhas estão completamente secas antes de as arrumar no armário ou colocar no cesto da roupa suja.

Leia mais: Mantenha a sua casa limpa com produtos naturais

Passar com ferro a vapor - O vapor do ferro danifica o felpo, característico das toalhas turcas. Assim, ao passar a ferro, o melhor é ajustar a temperatura para fibras de algodão e desligar o modo de vapor, que cria mais humidade no tecido.

Secar na máquina - Uma secagem natural é o melhor que pode dar às suas toalhas. A utilização excessiva da máquina de secar, acaba por provocar um desgaste mais rápido.

Lavar com pouca frequência - Como nos limpamos à toalha todos os dias, estas ficam sujas rapidamente. Para evitar que desbote, fique encardida ou ganhe cheiro, lave-a pelo menos uma vez por semana.

Usar sempre a mesma toalha - Tal como lavar a toalha poucas vezes não é saudável, também usar sempre a mesma toalha provoca um maior desgaste e pouca durabilidade. Vá rodando pelas várias que tem no armário.

Guardar as toalhas na casa de banho - Por ser um local húmido, não deve guardar toalhas lavadas nesta divisão da casa. Opte antes por ambiente mais seco, como um armário no corredor ou arranje um pouco de espaço no seu roupeiro, de forma a evitar a propagação de fungos. Para ajudar na organização, dobre ou enrole as suas toalhas.

Leia mais: Como remover nódoas de maquilhagem