São apreciadas principalmente pela sua folhagem indubitavelmente bonita e sedutora. No entanto, as pequenas flores que surgem em estreitas hastes das heucheras durante a primavera ou durante o verão, conferem mais um interesse relativamente a estas plantas. Todas as espécies de heucheras são nativas do norte da América, onde são vulgarmente conhecidas, em muitas regiões, pelo nome de sinos-corais.

Esta é uma das variedades mais antigas e mais conhecida, a heuchera-sanguínea, que produz delgadas hastes florais, que crescem acima da folhagem, carregadas de pequenas flores em forma de campainha com apenas 13 milimetros de comprimento. Com um tom coral forte, criam um grande contraste cromático com a base de folhas num verde mais escuro e de marmoreio num verde mais claro.

As diferentes variedades de heucheras

Recentemente, têm surgido muitas variedades novas de heucheras, com folhas cada vez mais coloridas para alegrar os nossos jardins. A Heuchera Palace purple é uma das variedades mais procuradas pela sua folhagem bordeaux escura. No entanto, muitas outras variedades com folhagem de várias cores não lhe ficam atrás. Com uma forma semelhantes à dos pelargónios, as folhas das heucheras não são todas iguais.

Podem ser de cor verde, laranja, púrpura, vermelha ou mesmo prateada, apresentar machas, e texturas coloridas, variando também na sua forma e tamanho. Apesar das heucheras serem procuradas preferencialmente pela sua folhagem, as elegantes flores que atraem aves como os beija-flores, abelhas e borboletas surgem, na maioria dos casos, no final da primavera ou no princípio do verão.

Como plantar

Existem alguns aspetos importantes a ter em conta no momento de plantar as suas heucheras. Em termos de condições de cultivo, para atingir o maior esplendor da sua folhagem, estas preferem zonas com sombra parcial, embora algumas variedades tolerem sol total. As heucheras com folhas mais claras preferem zonas mais sombrias enquanto que as com folhas mais escuras toleram melhor uma localização ao sol.

 Dê um toque de verde e de (maior) cor ao seu jardim com heucheras

No entanto, na maioria dos casos, a cor da folhagem pode desaparecer, quando plantadas em locais de exposição total ao sol. No momento de as plantar, escolha preferencialmente um local que apanhe o sol da manhã, em detrimento do sol quente da tarde. Uma má escolha pode comprometer o sucesso das suas plantações, pelo que é fundamental e essencial apostar numa localização com estas características.

Para uma correta plantação, faça um cova com o dobro da largura e profundidade da raiz da heuchera e cubra-a com solo mais solto. Deste modo, será mais fácil a expansão das suas raízes, uma fase de desenvolvimento essencial. As heucheras preferem solos ricos, por isso se o seu jardim tem um solo pobre em nutrientes, o ideal será corrigir com matéria orgânica antes da plantação.

À medida que os nutrientes se vão esgotando no solo, novas bolhas de ar são criadas no solo, o que promove a oxigenação das raízes. De modo a evitar a podridão das coroas da planta, tenha cuidado ao plantar para não enterrar demasiado a planta e deixe sempre um espaço à volta das heucheras que permita a circulação de ar. A época de plantação ideal é em qualquer altura após a época das geadas.

Essa altura impede-as de sofrerem com o frio. No primeiro ano, é fundamental promover regas frequentes, depois disso, as heucheras não são muito exigentes em cuidados. No estado adulto, podem atingir 30 a 45 centímetros em altura e em largura, o que permite colocar estas plantas em vaso, bordaduras ou mesmo naquele canteiro pequeno do seu jardim.

Cuidados de rega e drenagem

As regas são muito importantes, mas não devem ser feitas de uma forma exagerada. Tenha em atenção as condições climatéricas e sinta o solo. Regue sempre que este estiver seco. Uma vez que preferem zonas de meia sombra, a drenagem do solo é muito importante para garantir um escoamento da água. Solos húmidos levam facilmente à podridão das raízes.

Caso isso aconteça, o ideal é mudar as plantas para um local mais seco ou mais soalheiro. Após a floração, corte as hastes florais. Um procedimento manual que não deve, de todo, descurar. Deste modo, a energia é devolvida à planta para criar novas folhas. Com os anos, as heucheras começam a abrandar o seu crescimento e a secar no centro da planta.

Nesta altura, que acontece habitualmente num período entre três e cinco anos, as heucheras devem ser divididas, preferencialmente, na primavera para permitir uma recuperação mais rápida e forte. Também o pode fazer nos primeiros dias de verão. Se vive numa zona de invernos rigorosos, a heuchera precisa de alguns cuidados extras: proteja a raiz das heucheras com casca ou húmus para evitar que congelem.

Sugestões de plantação

É difícil pensar num local onde as heucheras não se encaixem. Elas dão-se debaixo de florestas, em jardins rochosos, em vasos, em bordaduras e como coberturas de solo. As folhas são perenes, mesmo quando cobertas de neve. Devido ao seu porte pequeno, as heucheras funcionam muito bem como plantas de bordadura, sendo muitos os jardineiros, nacionais e internacionais, que as usam.

Estas plantas tornam-se bastante atrativas quando plantadas em grupo, de modo a criar maior contraste, como também sugerem muitos destes especialistas. Como as folhas das heucheras têm tanta variedade de cores, texturas e formas, existe uma infinidade de combinações possíveis entre elas, podendo desta forma dar asas à sua imaginação e colorir o seu jardim. Se anda a precisar de ideias, fica a sugestão.

Dê um toque de verde e de (maior) cor ao seu jardim com heucheras

Texto: Laura Trigo (arquiteta paisagista e diretora-geral do Horto Mestre Jardineiro em Amarante)