Jardim que é jardim quer-se florido e diversificado, pelo que a escolha do que lá planta é fundamental. Saiba, por isso, que flores deve ter para que o seu espaço exterior tenha sempre cores alegres e diferenciadas. Aproveite a primavera e o verão e escolha espécies diferentes adaptáveis, também, a varandas e terraços. Teresa Chambel, arquiteta paisagista, blogger de jardinagem e diretora da revista Jardins deixa-lhe algumas sugestões.

1. Agapanto

O agapanto (Agapanthus praecox) é uma planta herbácea perene que pode atingir um metro de altura e que, quando em maciço, faz um efeito espetacular quer seja com flor branca ou azul. Esta planta, muito comum em muitos jardins, gosta de sol direto. Também tolera a meia-sombra mas, nesse caso, a floração tende a ser, por norma, menor.

Embora não seja exigente em termos de solo, prefere aqueles que sejam húmidos, tenham alguma matéria orgânica e sejam bem drenados, pois não tolera o encharcamento. Suporta a secura, mas convém regar nos meses mais quentes. A sua floração prolonga-se pela primavera e verão. Pode ser dividida e replantada de quatro em quatro anos.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

2. Astilbe 

A astilbe (Astilbe X arendsii) é uma planta herbácea perene ou vivaz. Nas zonas mais frias, a parte aérea pode desaparecer no inverno. Muito usada para bordaduras floridas de meia-sombra, tem umas flores em panícula em vários tons de cor de rosa ou branco. Pode facilmente atingir de 60 a 80 centímetros, consoante a variedade.

Gosta de zonas sombrias com solos húmidos e ricos em matéria orgânica. Deve ser fertilizada mensalmente na primavera com adubo orgânico. Necessita de regas frequentes dado não tolerar a secura. Pode ser ligeiramente podada no final do verão, quando termina a floração. É muito resistente a pragas e doenças.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

3. Campânula

As campânulas (Campanula carpatica ou Campanula Isophylla) são plantas anuais que apresentam uma floração azul ou branca que se mantém do início da primavera até ao final do verão. Preferem, habitualmente, zonas de sombra ou meia-sombra, não toleram o sol direto muito forte.

Necessitam de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, pois não aguentam o encharcamento, exigindo regas regulares. Excelentes para bordaduras floridas de sombra, floreiras, canteiros e cestos suspensos, estas plantas seduzem pela beleza. Para prolongar a floração, devem remover-se as flores secas.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

4. Lilás-da-califórnia

O lilás-da-califórnia (Ceanothus thyrsiflorus var. Repens) é um pequeno subarbusto que pode atingir dois a três metros de diâmetro mas apenas 40 a 60 centímetros de altura. É uma excelente opção para revestimento do solo em zonas inclinadas, além de canteiros, de floreiras e de vasos.

A sua floração roxa azulada intensa e aromática prolonga-se durante toda a primavera e verão. É uma planta muito resistente ao frio e ao calor, bem como à secura e ao ar do mar. Prefere solos ligeiramente ácidos e zonas como muito sol. Dever ser regada no verão quando está muito calor. Se quiser controlar o tamanho, pode podar no inverno.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

5. Cosmos

Herbácea anual para semear no início da primavera, em local definitivo ou em viveiro, o cosmos (Cosmos bipinnatus) demora cerca de seis semanas a germinar. Pode atingir de 50 centímetros a dois metros de altura, consoante a variedade. As flores têm cores variadas que vão de vários tons de cor de rosa, branco, encarnado até ao bordô.

A floração vai de junho a outubro. É uma excelente opção para grandes extensões onde o efeito é espetacular ou para bordaduras e canteiros desde que tenham espaço para se desenvolver. Não necessita de grande fertilização e apenas precisa ser regada quando está a germinar e se estiver muito calor.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

6. Gaura

As gauras (Gaura lindheimeri) são uma herbácea perene muito resistente à secura e que pode crescer até 50 a 60 centímetros de altura. Tem uma floração exuberante durante toda a primavera e verão, habitualmente em tons variados de cor de rosa e branco. Pode ser usada em canteiros, bordaduras e também em vasos e floreiras.

Esta variedade botânica gosta de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, devendo ser fertilizada aquando da plantação e dois a três meses depois com fertilizante orgânico ou húmus de minhoca. Prefere zonas com muitas horas de sol. Pode ser ligeiramente podada no final do verão, como aconselham muitos jardineiros profissionais.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

7. Hemerocalis 

A hemerocalis (Hemerocallis fulva) é uma planta rizomatosa com flores que parecem lírios, de cores como o cor de laranja, o amarelo, o encarnado e o bordô, que pode atingir de 60 centímetros a um metro de altura. Esta variedade botânica tem um período de floração que se estende da primavera ao início do outono.

Prefere zonas de sol, solos profundos e ricos em matéria orgânica, devendo ser fertilizada na primavera e verão e aquando da plantação, requerendo regas regulares nos períodos mais quentes. Não é exigente em cuidados de manutenção, apenas se devem retirar as flores e folhas velhas. Forma grandes maciços, sendo indicada para taludes, bordaduras de lagos e zonas amplas.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

8. Equinácea 

Planta herbácea perene muito ornamental, a equinácea (Echinacea purpurea) é, também, reconhecida pelas suas propriedades medicinais. É muito rústica e não necessita de grandes cuidados de manutenção já que é resistente à secura. Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica e zonas com muito sol.

Nas zonas mais frias, pode perder as folhas no inverno. Tem uma floração cor de rosa intensa na primavera e no verão, devendo-se retirar as flores secas para estimular novas florações. Em conjunto com as gauras e cosmos, é uma boa opção para bordaduras floridas. Pode também ser plantada em vasos e floreiras.

8 plantas para um jardim (ainda mais) florido

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.