Ricos em betacaroteno e vitamina C, os bróculos têm propriedades anticancerígenas reconhecidas. Estão, também, associados a taxas mais baixas de doenças cardíacas e oculares. Além de fazerem bem à saúde, têm ainda a vantagem de poderem ser facilmente cultivados numa horta ou num pequeno canteiro. Estes são os passos a ter em conta para conseguir exemplares grandes e saborosos:

1. Fertilize, fertilize, fertilize

Incorpore muito composto, estrume curtido e todos os fertilizantes naturais que conhecer no solo antes da plantação. Os brócolos e todas as espécies da sua família, as Brassica, adoram uma terra cheia de nutrientes. Não tenha medo de repetir a dose a cada três ou quatro semanas durante a época de crescimento.

2. Não deixe faltar água aos seus brócolos

A chuva é sem dúvida a melhor rega, no entanto, em anos de maior seca, regue-os com frequência, eles gostam de bastante água, mas tenha cuidado com o encharcamento. Infelizmente nestes anos secos, mesmo com as regas regulares, eles nunca ficam tão bonitos como nos anos de chuva! Esperemos que este inverno nos traga muita chuva!

3. Use e abuse de mulching

Coloque uma camada de 7 a 10 centímetros de matéria orgânica, tal como estilha, aparas de madeira, relva cortada, folhas trituradas ou simplesmente palha. São muito benéficos para manter uma boa temperatura no solo, ajudar a fertilizar e a manter a humidade em anos secos. Em anos de muita chuva, se houver muita humidade, pode acontecer o aparecimento de caracóis e lesmas. Espalhe casca de ovo triturada para impedir que eles façam grandes estragos.

4. Ponha a hipótese de adicionar boro

Culturas como as couves, brócolos, couve-flor e afins beneficiam muito com uma quantidade significativa de boro. Se o seu solo for muito ácido ou muito alcalino, as plantas têm mais dificuldade em absorver o boro. Os primeiros sinais que podemos ver nas plantas jovens são folhas amareladas e pintas brancas.

Uma solução de ácido bórico pulverizada nas folhas, pode resolver o problema. Pode encontrar o ácido bórico junto dos produtos de limpeza. Use uma colher de sopa por cada cinco litros de água.

5. Tente encontrar a variedade certa

Há muitas variedades de brócolos e algumas podem ter mais dificuldade na adaptação ao seu solo e clima. Nada melhor que uma variedade local ou de sementes recolhidas nalguma horta perto de si, senão, opte pelas plântulas em alvéolos prontas a plantar, mas tente sempre uma empresa que as produza em modo biológico.

Algumas variedades de cabeças grandes que pode encontrar em sementes no comércio têm designações como Green Goliath, Superdome, Everest, Galleon, Early Dividend, Blue Wind, Southern Comet, Packman, Belstar, Arcadia e Green Magic.

Texto: José Arantes