A 39A Concept Store vai buscar o nome ao número da porta onde se apresenta, na Rua Alexandre Herculano, bem no centro do coração de Lisboa. Urbano e inovador, este conceito está pensado para funcionar com uma identidade própria. Este foi o sonho de Raquel: modelo, apresentadora, empresária e uma das personalidade mais fortes do mundo da moda português. Com esta ideia Raquel quis reclamar a tradição para o que se faz atualmente na cultura urbana e criar um espaço que pretende mudar a cada mês, que é diferente consoante cada olhar e que também acompanha diferentes tendências.
Ao entrarmos somos recebidos pelas criações de Storytailors, que nos remetem para um ambiente de exclusividade e portugalidade. Em entrevista ao Sapo, Raquel Prates explicou-nos um pouco mais deste seu novo projeto.
Como surgiu a ideia deste espaço?
Eu já tinha feito uma experiência semelhante em termos de 'pop up' com a Up Boutique. O conceito foi-se desenvolvendo e tornando-se mais firme e a vontade de criar um espaço diferente em termos de 'concept store' também aumentou e percebemos que fazia sentido uma nova alternativa para o mercado. Hoje em dia a Up Boutique é um espaço que está dentro da Concept Store.
Como pretendem torná-lo num conceito diferente?
A ideia é ser algo que remeta também as pessoas para o comércio tradicional, ter horários alargados e um espaço que traga às pessoas o prazer de visitar a sua cidade e o que ela tem de melhor para oferecer. Tornar o espaço cosmopolita, novas abordagens estéticas e misturar novos conceitos em termos de arte, moda, beleza, lifestyle de uma forma única. Cada marca que tem espaço aqui tem sua própria identidade e gostamos de respeitar isso, logo cada uma tem o seu cantinho distinto e tivemos o cuidado de dar destaque às marcas nacionais. Temos também alguns produtos inéditos na loja, o que nos deixa bastante felizes, como por exemplo a coleção dos Storytailors que saiu diretamente do Portugal Fashion para aqui, o Gin Sul, uma bebida produzida por um alemão e inspirada no seu amor em Portugal e as águas de colónia da Claus Porto.
Em poucas palavras o que esta loja oferecer que as outras não podem oferecer?
A sua identidade! É um conceito inovador, porque é cosmopolita, urbana, mutante e mais importante de tudo, consegue juntar a tradição portuguesa com os novos valores e novas coleções. A ideia é pegar no que é a nossa cultura e o tradicional e mostrá-lo de uma forma contemporânea.
E este nr 39A, ou seja, este espaço, foi um feliz acaso ou foi escolhido com algum intuito?
Este espaço já pertencia à minha mãe e estava numa situação em stand-by. Como já tínhamos feito o 'pop up' e resultou muito bem achei que era um bom espaço para desenvolver este projeto.
E o que sente que ainda falta trazer para aqui?
Nós vamos gerindo o nosso dia a dia, vamos gerindo as nossas necessidades conforme as solicitações do público e do mercado. A ideia é estarmos sempre um passo à frente, vamos ver se conseguimos... É um desafio diário explorar novas marcas, encontrar coisas que valham a pena mostrar ao público e divulgar novos talentos nacionais. Talentos não faltam, só espaço, estruturas e voz para eles!
Como sente que as pessoas olham para si agora que conhecem melhor esta sua faceta de empresária?
É uma imagem que entendo que seja uma novidade para as pessoas, mas para mim, que trabalho no meio empresarial deste os 20 e poucos anos não é novidade. Quando as pessoas me conheciam como a Raquel apresentadora, modelo, jornalista, galerista,etc... não fazia sentido misturar mais uma faceta da minha carreira. Preferi amadurecer e poder apresentar-me como tal num projeto como este.
Que recetividade teve por parte de quem trabalha no mundo da moda?
Até agora muito boa, todas as pessoas com quem tenho falado, criadores nacionais inclusivé, me têm dado ideias para dinamizar o espaço, algumas que eles tinham guardadas e ainda não se tinham proporcionado e que acham que faz todo o sentido para estimular este espaço. Vamos ter coleções cápsulas de designer nacionais e muitas outras coisas. Este espaço é uma caixinha de surpresas!
Pensa num novo projeto?
Não! Este é um projeto que está em constante desenvolvimento, portanto, essa é a graça deste conceito. É uma aventura e um desafio... E por isso não sinto necessidade de algo novo, porque ele é novo a cada dia.
Rua Alexandre Herculano, 39A
Tel. 216058302
Ter-Sáb: 11:00 – 21:00
Mais informações sobre a loja aqui.
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