Estar muito tempo sem fazer uma limpeza a fundo é sinónimo de anos de coisas acumuladas que, para além de ocuparem espaço em casa, também fazem com que tenha mais trabalho aquando as limpezas diárias. Menos é mais e, para lhe poupar trabalho futuro, nada como fazer uma limpeza a fundo e deitar fora ou dar aquilo que já não usa.

Cozinha

1. Tupperwares sem tampas e tampas sem Tupperwares: isto é como as meias, parece sempre um mistério. Se por um lado acha impossível terem desaparecido, por outro acaba por constatar que não estão em lado nenhum. Fora com isso ou então reutilize os tupperwares para outras coisas, mas não os guarde só por guardar.

2. Garrafas de bebida que nunca vai beber: chega de pensar que as vai usar para alguma coisa. Sugestão: o fim do ano é uma ótima altura para usar essas garrafas. Se não, doe ou dê a alguém de presente.

3. Eletrodomésticos que não foram usados no último ano: o novo ralador de vegetais, a máquina de fazer sumos ou que só coze arroz, a máquina que faz sopas... Se não precisa nem usa isto tudo está na hora de ganhar mais espaço na sua cozinha.

4. Comida congelada acumulada: isto é algo que pode custar fazer porque é um desperdício, mas aconselhamos a que faça isto uma vez por mês para evitar ter de deitar comida fora.

5. Comida fora do prazo: além da comida congelada é muito importante fazer uma revisão na dispensa e frigorífico porque de certeza que vai apanhar produtos fora de prazo. Pode aproveitar essa altura para arrumar tudo direitinho e por áreas para ser mais fácil encontrar aquilo que precisa.

Na sala e no escritório

6. Cabos perdidos e que não usa há anos: apostamos que metade deles nem sabe para que servem.

7. Carregadores e telefones antigos: não, não precisa deles e provavelmente não vão render muito dinheiro no futuro, a não ser que estejamos a falar de uma verdadeira relíquia. Lembre-se de deitá-los fora nos lugares indicados para o efeito.

8. Revistas antigas: a menos que colecione revistas (de uma forma saudável), não adianta acumular exemplares. Guarde os favoritos e pense em como usá-los no decor da sua casa. Os outros: papelão.

9. Livros que não cabem em lugar nenhum: pode usá-los na decoração, emprestar ou doar alguns à biblioteca da sua zona.

10. Cassetes VHS e afins: esta vale especialmente se estivermos a falar de filmes a que consegue aceder muito mais facilmente. Se forem gravações caseiras guarde-as, mas pense numa forma de conseguir digitalizar tudo para conseguir aceder noutros aparelhos e não as perder.

11. Recibos e cartões antigos: se já não servem para as contas do IRS ou se já não usa mande fora.

Casa de banho

12. Produtos que já não usa: shampoos, condicionadores, cremes e outras coisas. Se não vai realmente usar nada disso, deite fora ou dê a alguém. O ideal é que compre produtos novos quando estes acabam.

13. Medicamentos fora do prazo: há quanto tempo não faz esta revisão? Não adianta de nada ter medicamentos fora do prazo em casa. Veja os que deve substituir e os mais pontuais guarde para comprar quando forem mesmo necessários. Entregue aqueles que já não usa numa farmácia.

14. Maquilhagem fora do prazo ou que já não usa: não há problema em ter um ou outro produto específico para usar em eventos especiais, mas veja sempre a sua data de validade e avalie se realmente vai usar o produto.

15. Qualquer tipo de amostras grátis: se por acaso tem amostras que das quais já nem se lembrava que tinha nas suas gavetas, deite fora.

No quarto e no armário/closet

16. Sapatos que estão muito velhos, gastos ou que não usa há muito tempo: não acumule coisas que sabe que não vai usar uma vez que isso desorganiza a sua casa. Lembre-se de que há outras pessoas que podem estar a precisar desse par de sapatos e reúna o que não usa e doe a uma instituição.

17. Peças com manchas que não saem: já tentou várias vezes, mas nada funciona? Das duas uma: ou consegue aproveitar a peça para fazer outra coisa ou está na hora de a deitar fora.

18. Lençóis velhos ou cheios de borboto: é normal que ao longo do tempo e, dependendo da qualidade, os lençóis se comecem a degradar e a ficar com borboto ou com um ar velho. Pode aproveitar para fazer panos da loiça, outras ideias para casa ou então deitar fora.

19. Bijuteria velha: quantos colares, brincos, pulseiras ou anéis é que tem mas já nem usa? Muitos, certo? Está na altura de fazer uma revisão da sua bijuterias e separar o que interessa do que não usa. Porque não juntar as suas amigas lá em casa e distribuir algumas destas peças? O lixo de uns é o tesouro de outros.

20. Meias muito velhas, encardidas, sem par ou com buracos: imagine ter de se descalçar e ter buracos nos dedos dos pés? Horrível só de pensar. Não passe por esta vergonha e deite-as fora.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.