A castanha, produto de grande importância na economia de Trancoso, conta anualmente com uma feira naquele concelho beirão. Em 2016, a Feira da Castanha e Paladares de Outono (Pavilhão Multiusos), apresenta uma forte componente gastronómica.

Um programa onde cabem ao logo dos três dias do evento, de 4 a 6 de novembro, diversos showcookings. Entre eles os da bloguer Marta Dionísio. A autora do blogue Intrusa na Cozinha vai interpretar o produto castanha, incorporando-o na sua cozinha. Demonstrações gastronómicas que decorrem a 5 e de 6 de novembro. Paralelamente a Marta estará presente no stand da Amalgama onde irá apresentar e vender receitas elaboradas com produtos daquela marca e da Sweet Castanea.

Do programa desta Festa da Castanha ainda a destacar os showcooking  protagonizados pelo chefes António Mouritti e  Lúcia Fonseca, o concurso de doçaria de castanha, degustações, um passeio micológico com identificação de cogumelos, assim como uma agenda com uma componente mais técnica, com a realização de workshops e uma conferência.

Este é um certame que reúne os intervenientes da fileira da castanha do concelho de Trancoso, nomeadamente os produtores, as empresas de maquinaria agrícola especializada para a cultura de soutos, empresas comercializadoras de produtos para tratamento do castanheiro, empresas transformadoras da castanha, associações, cooperativas e instituições ligadas ao sector.

Recorde-se que Trancoso, uma das quatro regiões demarcadas de produção de castanha, é responsável por 5% da produção nacional (33 mil toneladas). O concelho da Beira Interior conta com perto de 1400 hectares de castanheiros (dados de 2009). A região produz duas variedades de castanhas protegidas (DOP), a Longal e a Martaínha.

A Feira da Castanha e Paladares de Outono é uma organização conjunta da Câmara e de Trancoso e da empresa municipal Trancoso Eventos.

Feira da Castanha e Paladares de Outono

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.