Aprenda a respirar
Deitada, com as pernas dobradas, os pés afastados e os joelhos juntos, coloque uma mão sobre o abdómen, a outra sobre a zona intercostal e comece por fazer uma inspiração lenta e profunda para que o oxigénio chegue até à parte mais profunda dos pulmões. Ao inalar sinta o abdómen subir. Continuando a mesma inspiração encha a caixa torácica e depois a zona mais alta e mais estreita dos pulmões. Para expirar, solte o ar o mais lento possível, da parte mais alta, depois da parte média e, finalmente, da parte baixa contraindo os músculos abdominais para tentar expulsar o ar residual que se encontra nessa zona. Quando necessitar de ar volte a inspirar e encha os pulmões de baixo para cima.
3 regras de ouro
2. No Swásthya Yôga não existem repetições de movimentos. Estes são encadeados numa sequência coreográfica de forma consciente, sem forçar ou insistir.
3. Para iniciantes, a permanência durante o exercício, deve durar o tempo que o praticante conseguir reter o ar com os pulmões cheios.Agora que o corpo está revitalizado, vamos passar aos Ásanas – técnicas corporais, firmes e agradáveis. Os exercícios devem ser sequenciais para trabalhar a coordenação motora.Rája Natarajásana
Em pé, com os pés juntos, fixe um ponto em frente. Dobre a perna direita atrás e segure com a mão do mesmo lado. Com uma inspiração, eleve a perna afastando o calcanhar da nádega e, em simultâneo, eleve o braço direito. Permaneça nesta posição enquanto conseguir reter o ar nos pulmões. Quando sentir necessidade de expirar é altura de desfazer a posição baixando a perna e afastando os pés cinco palmos. - Objectivo: Trabalha a concentração e fortalece a perna de apoio e costas.
Dwahasta Ardha Pristhásana
Urdhwa Chakrásana
Maha Trikônásana
Inspirando, eleve o tronco, afaste os braços à altura dos ombros e gire o pé esquerdo para o lado esquerdo. Ao expirar, dobre a perna esquerda - baixando ao máximo as ancas - e coloque a mão esquerda à frente do pé esquerdo. Olhe agora para a mão direita que está em cima.
Páda Vakrásana
- Objectivo: Ajuda a soltar tensões, a flexibilizar a coluna e a tonificar os músculos que a sustentam.
- Objectivo: Flexibiliza a coluna vertebral.
Profª. Catarina Candeias
Discípula Directa do Mestre DeRose
Directora da Unidade Marquês de Pombal
Vice-Presidente da Federação de Yôga do Sul e Ilhas de Portugal
www.swasthya-yoga.eu
catarina.candeias@uni-yoga.org.br
Comentários