O que é o Tarot? É igual à Astrologia?

Não, não tem nada a ver com Astrologia. A Astrologia funciona através dos Astros e respectivos posicionamento; o Tarot é um Oráculo.

Então o Tarot é:

Uma ferramenta para o nosso auto conhecimento e o crescimento pessoal.

As cartas, que tiramos “aleatoriamente” agem como uma ponte entre o inconsciente e o consciente. Elas permitem que a realidade subjectiva do inconsciente se projecte como uma realidade objectiva nos Arcanos do Tarot. As lâminas do Tarot exteriorizam toda simbologia contida no nosso inconsciente para que os nossos olhos (cegos pela mente concreta) acedam àquilo que temos internamente mas de forma latente, permitindo assim o acesso à enorme Sabedoria que reside no nosso âmago e nos Planos Superiores. Os símbolos do Tarot estão intimamente ligados aos símbolos que se encontram no Plano do Mental Superior, o mundo das Ideias, dos Arquétipos.

A maioria das pessoas que se aproximam do Tarot, sejam como interpretes ou consulentes, fazem-no em busca de “previsões do futuro” e não se apercebem de que isso é uma parte mínima do seu imenso potencial. Não existe “determinismo”, nós estamos em constante construção do nosso futuro, portanto, o que as cartas mostram é a forma como as coisas se encaminharão se continuarmos a pensar e agir da maneira como temos vindo a fazer até agora.

Quanto maior for a nossa consciência, quanto mais despertos estivermos para realidades superiores, menos seremos levados pelo sabor do ”destino” e mais nos tornaremos construtores conscientes da nossa própria realidade. O grande trabalho do Tarot não é prever o futuro mas, sim, fazer com que mudemos as nossas atitudes, vençamos os nossos bloqueios, libertemos os nossos potenciais escondidos (ou ignorados), e assim renovados (ou renascidos) dirigirmo-nos para o futuro que desejamos alcançar.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Claro que, como grande Conselheiro que é, o Tarot pode ajudar-nos a tomar decisões, porque pelo facto de estarmos envolvidos nas situações não temos discernimento e lucidez suficientes para ver mais além, mas é muito mais do que isso.

Olhar profundamente para cada carta de Tarot é espreitar para o Inconsciente colectivo, é compreender que cada obstáculo que a vida nos coloca, cada dificuldade, faz parte do Processo evolutivo do Herói que somos todos nós. Todos chegaremos ao Arcano XXI, O Mundo!

por: Vera Xavier

Espaço Vera Xavier
Rua Tomás Ribeiro, 45 - 7º, Lisboa
Tel: 213 523 075 / 931 168 496
Visite o Blog em http://esferafeminina.blogs.sapo.pt/

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.