Paramahansa Yogananda dedicou a sua vida, sem olhar a raças, credos ou culturas, a ajudar as pessoas a realizarem e expressarem, com maior plenitude, a maravilhosa e verdadeira divindade do espírito humano. Nasceu na Índia no dia 5 de Janeiro de 1893 e, após a sua graduação na Universidade de Calcutá em 1915, Sri Yogananda fez os votos formais como monge, na venerada Ordem Monástica dos Swamis, no seu país de origem.

Dois anos depois, fundou uma escola da “arte de viver” dedicada não só às tradicionais actividades académicas, como ao treinamento em yoga e meditação sobre ideais espirituais. Dentro em pouco, a sua escola transformar-se-ia numa verdadeira instituição, composta de vinte e um estabelecimentos de ensino, espalhados por toda a Índia.

Em 1920 Sri Yogananda foi convidado a representar o seu país no Congresso Internacional dos Liberais Religiosos em Boston. A sua conferência e posteriores palestras na Costa Leste dos Estados Unidos foram muito bem recebidas e, em 1924, realizou uma série de conferências por todo continente. Nesse mesmo ano criou em Los Angeles a Sede Internacional da Self-Realization Fellowship.

Durante as três décadas seguintes, Sri Yogananda contribuiu activamente para trazer até ao Ocidente a percepção e apreciação da sabedoria espiritual do Oriente. Através das suas obras escritas, das palestras e seminários e da criação de centros de meditação e templos apresentou a milhares de interessados as antigas ciência e filosofia do yoga, cujos os métodos de meditação são universalmente aplicáveis.

Hoje, a obra humanitária e espiritual por ele iniciada continua, sob a direcção de Sri Daya Mata, uma das suas mais próximas discípulas, também presidente da Self-Realization Fellowship / Yogoda Santsanga Society da Índia, desde 1955.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.