E sejam bem vindos todos os Sagitários que são os grandes otimistas do zodíaco.

Os nativos deste signo confiam tanto na sua sorte que são mesmo bafejados por ela. São uns otimistas crónicos, e, acho que face a isto, acabam por gerar uma aura de positividade à sua volta. Ainda hoje ouvi uma amiga sagitariana que dizia assim, como que a justificar-se pelo seu otimismo contagiante, que para ela qualquer hipótese de um cancro, num primeiro pensamento, será sempre uma borbulha, e se mais tarde se verificar que não é logo se vê! É assim mesmo, o Sagitário é mesmo tão positivo que terá sempre muito mais chances de ultrapassar o que de negativo lhe possa surgir.

São gentis, simpáticos, alegres, espontâneos, sinceros, muito amigos dos seus amigos. Gostam muito de intervir na vida dos outros, mas será sempre para ajudar e nunca para exercer qualquer tipo de poder sobre as pessoas. É sempre um grande defensor dos fracos e oprimidos. Aliás, diga-se de passagem, que não será só no seu universo próximo, pois o verdadeiro sagitariano gosta de atirar-se a grandes causas de ideais elevados. É isso que lhes dá cor e sentido à vida. Acreditam sempre que não vieram ao mundo somente a passeio! Acreditam que têm uma missão.

No entanto, nem tudo são rosas, e se não tivessem uns defeitozinhos não teriam graça! Seriam uns chatos! Um dos defeitos que lhes podemos apontar é o facto de não suportarem críticas, e, numa primeira fase, terão dificuldade em assumir os seus erros. Mas, à medida que vão digerindo as críticas, acabam por admitir que erraram e considerar as críticas verdadeiras, com fundamento. Porém, enquanto estão a digerir... bem... irão barafustar, armar o maior pé de vento e reclamar tudo o que têm direito e o que não têm também!

É claro que também têm direito a uma certa dose de egoísmo. Mas o seu egoísmo recai sobretudo no aspeto de não abrirem mão do seu conforto. Podem fazer tudo pelos outros... mas com certas coisas é na base do: "Calma aí, assim também já não estar a ficar muito agradável para mim!"

Quando caem em depressão, os nativos de sagitário conseguem se reerguer com a mesma velocidade com que se deixaram ir abaixo – deve ser consequência daquele tal otimismo crónico. Costumo dizer que para um sagitário estar deprimido só se estiver distraído. Distraído da sua verdadeira essência.

Eles defendem as suas ideias com muita firmeza e podem mesmo tornar-se irredutíveis. A única alternativa de fazê-los mudar será levando-os pelo sentimento. Outro aspeto muito interessante nestes seres, é uma certa dose de religiosidade que está presente. Não importa em que linha seja, ela estará lá.

São muito independentes e não sabem ser mandados – têm uma má relação com a autoridade. Por isso lutam sempre para que sejam eles a mandar. Por mérito próprio, é claro, pois esforçam-se para chegar lá.

A mulher de sagitário lutará com toda a sua força pela sua igualdade em relação aos homens. É muito dinâmica e sente-se mais realizada com o resultado verdadeiro de determinada situação ou projeto do que com o seu sucesso pessoal.

Assim como os homens do signo, têm um imenso gosto pela aventura e dão muito valor ao seu sucesso profissional. Os homens de sagitário têm espírito de patriarca e gostam de ver toda a família à sua volta.

Quando está apaixonado, passa a ver a vida pelos olhos da amada. Mas quando deixa de amar, não será de lutar pela relação, pode ficar dentro dela apenas pelo dever, pelo compromisso assumido.

O homem de sagitário pode ter duas facetas bastante diferentes:

- a do arqueiro que se sacrifica pelo lar e pela família e que irá abrir mão da aventura que lhe é tão aliciante;

- a do cavalo que o levará a ser movido pelo desejo da conquista e terá aventuras cheias de emoção e sentimento.

A mulher de sagitário assusta os homens pela sua independência. Ela deverá ligar-se a alguém também muito independente. Tem que ter um homem que a ajude tanto quanto ela o ajudará a ele. No entanto, ele que nunca lhe faça sombra! Para ela, nem sequer será problema que o trabalho dele seja socialmente ou financeiramente menos valorizado que o dela.

Elas chegam mesmo a ter uma vocação de Pigmaleão... desde que reconheçam o potencial deles!

Portanto, convém não esquecermos que os nativos de Sagitário têm em si duas naturezas bem distintas: um lado rebelde, enfant terrible, que desafia e arrisca e a outra faceta de natureza conformista, burguesa. Por isso, meus sagitarianos tão queridos, tomem em atenção que o Sagitário perfeito é o que consegue equilibrar em si o lado cavalo que traz todo o instinto e liberdade, com o lado arqueiro que o atrai para o rigor, a ordem e a lei.

Só desta forma é que conseguirão ser verdadeira e completamente Centauros, o que os fará ser verdadeiramente especiais E afinal não foi para isso que cá vieram? Lembrem-se que não vieram só ver a bola!

Heloisa Miranda