Logo no dia 5 de julho Quíron entra em movimento retrógrado, e assim continuará até dia 8 de Dezembro, abrindo um bom ciclo para a introspeção e para investir mais na sua saúde física e mental. Quando Quíron está retrógrado tendemos a voltar-nos mais para dentro de nós próprios, investindo mais na cura.

Depois, no dia 10, Júpiter deixa de estar retrógrado, o que pode trazer um entusiasmo renovado a certos projetos e/ ou relacionamentos. Júpiter direto (isto é, quando deixa de estar retrógrado) aumenta a nossa confiança em nós mesmos, intensificando a nossa vida íntima e ajudando-nos a abrir o coração.

E bem vamos precisar dessa energia positiva, porque em julho teremos dois eclipses, um da Lua e outro do Sol, que nos podem trazer a revelação de verdades escondidas e a compreensão de factos importantes sobre nós próprios.

Em junho passámos a ter mais planetas em movimento retrógrado, que assim irão continuar durante o mês de julho, impondo a necessidade de reflexão e de auto-análise. Neste mês em que o Sol transita pelo intuitivo signo Caranguejo e terá uma dinâmica especial com a Lua, através dos eclipses, estão criadas as condições para que através dessa análise interior possamos chegar a revelações e descobertas que podem mudar as nossas vidas.

Acima de tudo, este mês pede-nos que nos mantenhamos centrados e equilibrados, independentemente daquilo que a vida nos apresente.

Os últimos eclipses que tivemos ocorreram no final de Janeiro e em meados de Fevereiro - volte atrás no tempo e pense: aquilo que estava a chamar a sua atenção de forma especial nessa altura pode voltar agora à sua vida, para poder ser resolvido.

Geralmente, os Eclipses vêm pôr-nos à prova: se há pontos fracos ou alguns assuntos que precisam de ser esclarecidos, é bastante provável que eles sejam postos em destaque num período de eclipses.

Os eclipses põem-nos no bom caminho, destacando as áreas da nossa vida que já não estão a resultar para nós, e fazem-no de uma forma bastante direta e clara - como por exemplo através de um reencontro inesperado, de uma notícia recebida, de uma súbita mudança - que nos permite compreender de imediato aquilo que o Universo está a tentar dizer-nos.

Se alguma coisa corre mal ou se termina durante um período de eclipses, deixe-se ir. Não crie resistência, porque provavelmente aquilo que está a acontecer é o melhor para si. Esteja receptivo e disponível para a mudança, opor-se ao que está a acontecer só vai desgastá-lo inutilmente.

Às 02.58 do dia 13 de julho temos, pois, um Eclipse parcial do Sol, que não será visível em Portugal, mas cujos efeitos serão sentidos porque a energia dos eclipses nos afeta a um nível global.

Geralmente os eclipses do Sol representam novos começos - funcionam como uma Lua Nova com uma energia especialmente forte, que nos ajuda a começar de novo, "iluminando" um novo caminho que somos convidados a seguir. Desde 2011 que não tínhamos um eclipse solar no signo Caranguejo, e portanto é possível que regressem à nossa vida assuntos com os quais lidámos nessa altura.

Este eclipse parcial do Sol ocorre com a Lua e o Sol em Caranguejo, o que chama a nossa atenção para os nossos instintos e necessidades mais profundas, assim como para os sentimentos. Pode fazer-nos dar mais valor à família e aos amigos próximos, ajudando-nos ainda a entrar em contacto com as nossas vulnerabilidades e com a necessidade de intimidade. Alguma coisa pode acabar para que algo novo comece - podemos ter de desistir de algo para que possamos começar um novo capítulo nas nossas vidas. 

Uma vez que Marte, o planeta da ação e da motivação, continua retrógrado, isso significa que embora o eclipse solar possa trazer uma nova energia, ainda não estaremos prontos a usá-la. É preciso dar tempo ao tempo e deixar que as situações se desenrolem ao seu próprio ritmo.

Marte retrógrado obriga-nos a dar atenção ao que ficou por resolver, fazendo-nos lidar com questões ligadas à amizade e ao passado. Embora este período seja excelente para ver problemas antigos a uma nova luz e identificar os problemas que prejudicam os nossos relacionamentos, pode haver uma tendência para pensar de forma demasiado obsessiva nesses assuntos. A vitalidade está também mais comprometida.

Depois, teremos um eclipse total da Lua entre os dias 27 e 28 de julho, que nos ajudará a esclarecer assuntos e a sintetizar lições que aprendemos no passado. No caso do eclipse lunar temos uma energia de Lua Cheia, que é especialmente forte. 

As emoções serão intensas e pode haver desenvolvimentos importantes, segredos revelados e tensões que exaltam os ânimos.

Os eclipses chamam sempre a nossa atenção para aquilo que se passa à nossa volta e, ainda que a sua energia possa ser difícil de gerir, eles conduzem-nos e ajudam-nos a compreender que direção devemos seguir.

Desde os tempos mais antigos que as civilizações temiam os eclipses, mas eles são, na verdade, portadores de importantes mensagens do Universo, mostrando-nos o caminho.

No dia 25 de junho, poucos dias antes do eclipse, Mercúrio entra em movimento retrógrado, perfazendo a totalidade de cinco planetas que estão retrógrados em simultâneo, até agosto.

Com tantos planetas a moverem-se "para trás" ao mesmo tempo, é natural que os acontecimentos abrandem, faltando-nos também a motivação e a ambição para ir em frente. Julho não será, para grande parte de nós, um mês favorável para avançar com os projetos nem para apostar em novos planos. É tempo, isso sim, de abrandar e prestar mais atenção ao curso da vida e do Universo.

Cultive a paciência, porque julho até pode trazer-lhe boas surpresas. Não queira apressar as coisas: é devagar que a vive se tece.

Isto não quer dizer que deve ficar de braços cruzados! Siga o seu instinto, mas assegure-se que está a fazê-lo com o devido cuidado e ouvindo o sussurro mais brando do seu coração.

Com tantos planetas em movimento retrógrado e com a intensa energia dos eclipses, este mês é especialmente dedicado ao cuidado consigo próprio, ao amor-próprio, ao seu bem-estar. Use este mês para recarregar energias e para fortalecer a sua energia interior, aumentando a sua conexão com o seu eu mais profundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.