Os aspectos são os ângulos que os planetas fazem entre si e os pontos zodiacais. Parece complicado, mas na verdade é bem simples. Vamos imaginar que o círculo do Zodíaco seja dividido em 12 partes, cada uma com 30º (uma circunferência tem 360º, dividindo-a por 12, temos 30º).

O planeta Terra fica no centro desse círculo, e todos os aspectos que serão formados no Mapa serão em relação a ele. Como Mercúrio e Vénus ficam mais próximos ao Sol do que a Terra, eles não podem formar nenhuma relação angular com o Sol, só conjunções, que é o aspecto que ocorre quando dois planetas estão no mesmo ângulo.

Os aspectos podem ter influências negativas ou positivas, dependendo de suas características e dos planetas neles envolvidos. É importante notar, ainda, que um planeta nunca faz um aspecto de ângulo maior que 180º. Isso porque um aspecto é sempre definido pelo menor ângulo que existe entre dois planetas. Clique nos itens ao lado para conhecer os aspectos que você poderá encontrar no Mapa Astral da Estrela Guia.

Conjunção - 0º: É o aspecto mais poderoso, indica dois planetas no mesmo grau e signo. Ele indica uma força criativa de expressão da dinâmica planetária e as pessoas com esse aspecto são optimistas e têm uma grande energia para fazer seus projectos darem certo, não importa quantos obstáculos surjam pelo caminho. Também indica a rejeição por qualquer tipo de crítica e que, geralmente, a pessoa é bastante teimosa.

Veja na próxima página a continuação do artigo...

Sextil - 60º: O sextil reflecte a dinâmica de planetas separados por 60º e suas influências em um Mapa aparecem, principalmente, no mundo intelectual do indivíduo. Mostra como uma pessoa pensa e o que a interessa. O sextil tem ainda muitas qualidades relacionadas aos signos de Gémeos e Aquário, e as principais são a facilidade de comunicação, a capacidade de compreender assuntos complexos, a inteligência e a criatividade.

Quadratura - 90º: Esse é o aspecto que reflecte a acção e a reacção. Os planetas envolvidos em uma quadratura estão quase sempre em signos que são naturalmente incompatíveis, o que pode causar muitos conflitos se a pessoa não souber ceder. Esse aspecto mostra como essas diferenças podem ser usadas de uma maneira construtiva e que, depois de superadas, ajudam a construir a personalidade e carácter do nativo.
Trígono - 120º: O trígono é um aspecto positivo, tem as naturezas de Sol e Júpiter e as qualidades de Leão e Sagitário. Apesar de benigno, devemos analisá-lo com seriedade e realismo, já que o trígono não consegue compensar outros aspectos muito negativos, só suaviza-los. Mas, em geral, o trígono é um bom aspecto e integra as qualidades dos planetas envolvidos.
Oposição - 180º: Esse aspecto representa polaridades e diferenças entre dois planetas. Eles podem ser de qualidades ou elementos opostos, mas ainda assim complementares. Como o próprio nome já diz, esse aspecto indica oposição de forças. O desafio, portanto, é a pessoa reconhecer o conflito e trabalhar para resolvê-lo ou pelo menos minimizá-lo. Por isso devemos encarar esse aspecto como um sinalizador das mudanças e aprendizado pelo qual teremos que passar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.