A Universidade de Coimbra - Pólo II e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) acolhe a partir de hoje, 20 de Abril, até final da semana, o "roadshow" "Passa a Palavra", que tem como objectivo sensibilizar e educar a população para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV), nomeadamente o desenvolvimento de cancro do colo do útero, e lembrar que este é um cancro que se pode prevenir!

Trata-se da última semana do "roadshow", que durante pouco mais de um mês tem vindo a percorrer oito universidades do país com um "stand" informativo sobre o cancro do colo do útero e um "casting" de testemunhos. A iniciativa é da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

As estudantes universitárias poderão jogar na Roda das Perguntas, um passatempo tipo Quiz com uma roda electrónica que gira de forma aleatória e as participantes respondem a uma pergunta sobre o tema. O objectivo é que, de uma forma divertida e pedagógica, as candidatas se inteirem do tema e aprendam a prevenir o cancro do colo do útero.

A equipa "Passa a Palavra" vai também convidar as alunas a gravarem um testemunho sobre o que aprenderam sobre o cancro do colo do útero e a sua prevenção, o que as preocupa e que conselhos deixam a todas as mulheres. Os filmes estarão disponíveis on-line, através do site www.passaapalavra.com.

Segundo o Dr. Vítor Veloso, presidente da LPCC, «o formato da campanha, pensado especificamente para as universidades, aspira chegar a um público-alvo de jovens mulheres que pertencem a uma faixa etária com alto risco para a infecção por HPV».

O maior desafio será diminuir os números alarmantes a que assistimos em Portugal. Actualmente ainda morre uma mulher por dia devido a este cancro e surgem 950 novos casos.

20 de Abril de 2009

Veja ainda:

Como vencer as dores de cabeça
Durma melhor
Osteoporose, a inimiga invisível
Cancro mais perto da cura
Aprenda a utilizar bem os medicamentos