Christina nasceu em Londres. É filha de mãe espanhola e pai anglo-chinês.

Muito nova, mudou-se para Hong Kong com a família e viveu 10 anos na Ásia. Foi em Inglaterra que Christina continuou os seus estudos, na Universidade de Bath, em gestão internacional. Cresceu na agitação, confusão e barulho da cidade. Em 2008, recebeu uma proposta para trabalhar fora, num banco português. Guiando-se pelo seu espírito aventureiro e sem nunca antes ter visitado Portugal, aceita a proposta e muda-se para Lisboa, onde passaria, até agora, 8 anos da sua vida.

Já em Lisboa, entrega-se ao estilo de vida alfacinha. Aprende português, faz amigos, passa a apreciar o dia-a-dia ao ar livre e, acima de tudo, o equilíbrio entre a vida e o trabalho, coisas difíceis de concretizar nas cidades por onde já tinha passado.

“Vi muitas lojas vazias em Lisboa e perguntei-me porque é que não estariam a ser usadas, quando eu sabia que muitas marcas e projetos estavam à procura de espaços pop-up. Da minha costela chinesa herdei duas paixões, o consumo e o mercado imobiliário, daí a minha pergunta de partida: Como é que eu posso combinar estas duas áreas ajudando o comércio local?”, conta Christina.

Em 2015 e depois de diversas viagens a Londres e a Nova Iorque para estudar este modelo de negócio, Christina criou a Yoochai, um serviço online que liga marcas/projetos a proprietários de espaços de retalho para arrendamentos de curta duração.

A Yoochai proporciona às marcas ou com negócios online a oportunidade de interagirem com os proprietários, ajudando a revitalizar espaços comerciais. Inspirada em modelos similares existentes em cidades como Nova Iorque e Los Angeles (através por exemplo, de instalações de arte contemporânea em lojas vazias), esta start-up procura trazer dinamismo à comunidade, sendo também um modelo de negócio benéfico.

O nome

Meses antes da start-up existir e na fase de aprender mais sobre “Sharing economy”, Christina andava a ler artigos do professor Yochai Benkler da Harvard Law School. O nome não lhe saía da cabeça. Quando chegou a primeira reserva para uma pop-up, surgiu a obrigatoriedade de registar a empresa. Mais uma vez o nome latejava-lhe na memória e, sem pensar duas vezes, Yoochai deixa de ser um apelido para ganhar um significado.

A equipa

A formação da equipa aconteceu naturalmente. Através de amigos em comum e do próprio contexto empresarial, Christina cruzou-se com Rita (Brand Concierge e Creative Retail) e Pedro (Marketing Jedi). No total, são 6 elementos, sendo que os restantes três trabalham em diferentes áreas como IT, Design e Jurídico.