O músico brasileiro Tom Jobim, a cantora Diana Ross e Steve Jobs, co-fundador da Apple, serão homenageados em fevereiro nos Estados Unidos, na cerimónia dos prémios Grammy, os mais importantes da indústria discográfica, foi hoje anunciado.
De acordo com a BBC, Tom Jobim, Diana Ross, Steve Jobs, os cantores Glen Campbell, Gil Scott-Heron e George Jones, e os grupos The Memphis Horns e The Allman Brothers Band, o músico e orquestrador Dave Bartholomew e o engenheiro de som Rudy Van Gelder serão distinguidos a 12 de fevereiro com os prémios Grammy de mérito.
António Carlos Jobim, que morreu em 1994, é considerado um dos músicos fundamentais da música brasileira e ajudou a divulgar a bossa nova no mundo.
Diana Ross, de 67 anos, receberá o primeiro Grammy, apesar de ter sido nomeada várias vezes ao longo da carreira, pelo contributo para a indústria discográfica.
Steve Jobs, que morreu em outubro, é distinguido pelo papel no desenvolvimento de “produtos e tecnologias que transformaram a maneira como se consome música, televisão, filmes e livros”, refere a Academia de Artes e Ciências Discográficas dos Estados Unidos.
“As distinções deste ano demonstram uma variedade de excelência, contribuições e impressões permanentes na nossa cultura”, referiu o presidente da Academia, Neil Portnow.
A 54.ª cerimónia de entrega dos Grammy decorre a 12 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.
22 de dezembro de 2011
@Lusa
Comentários