Sandra Bullock é a única famosa que, no top ten da Forbes, inspira confiança aos norte-americanos.

O ator Morgan Freeman lidera o ranking por ter conseguido “evitar escândalos, o que dá confiança ao público", disse a revista que acrescenta ainda, como argumento em defesa da liderança do ator, a sua carreira, na qual "nunca desempenhou papéis errados".

O cineasta Ron Howard, realizador de "Frost/Nixon", "O código Da Vinci" e "Uma mente brilhante", surge em segundo lugar, seguido de Mike Holmes, um construtor que tem um programa popular de televisão, "Holmes on Homes", e que trabalhou para os projetos das Aldeias SOS, de apoio a crianças.

A lista de dez celebridades que mais confiança inspiram nos Estados Unidos continua com o treinador de futebol Tony Dungy, em quarto lugar, seguido do ator Michael J. Fox, que no ano passado liderou o "ranking" da Forbes, depois de ter editado um livro sobra a doeça de Parkinson, de que padece, e de ter regressado à atuação.

No sexto lugar encontra-se a atriz Sandra Bullock, que antecede o cantor Betty White (7.º) e os atores James Earl Jones (8.º) e Tom Hanks (9.º), antes do produtor e apresentador Mike Rowe, do Discovery Channel, que fecha o "top ten" daqueles em quem o público norte-americano mais confia.

Os responsáveis da Forbes destacam as dez personalidades pelo tempo que têm conseguido permanecer na ribalta, com sobriedade, sem serem alvo de escândalos ou de especulações.

"A confiança é [um conceito] subjetivo, e quando perguntámos às pessoas qual a palavra que empregariam para descrever estas personalidades, uma percentagem muito alta respondeu 'confiável'", disse Gerry Philpott, chefe da pesquisa encomendada pela revista para o "ranking".

16 de agosto de 2012