Após 50 anos nas bancas, a revista masculina Penthouse deixará de ser publicada em papel e sairá apenas em formato digital, informou em comunicado o grupo editorial General Media Communications.

A nova versão da revista, totalmente digital, "revolucionará tudo aquilo que os leitores conhecem e amam na versão em papel numa uma versão digital mais extensa, disponível a toda a hora e em qualquer lugar", segundo um comunicado a que a agência de notícias France Presse (AFP).

A revista Penthouse e suas "Pets", nome dado às jovens que aparecem nuas nas suas páginas, tiveram o seu auge na década de 70, quando eram vendidos regularmente milhões de exemplares.

A edição de novembro de 1972 foi a mais vendida, batendo o recorde de 7,1 milhões de cópias.Um número que contrasta com os 100 mil exemplares que a revista vende atualmente.

Em setembro de 2013, a FriendFinder Networks, empresa que controla a General Media Communications e a Penthouse, declarou estar na falência. Para o diretor-geral da FriendFinder Networks o novo formato da revista adapta-se  "ao modo de consumo preferido" dos leitores dos dias de hoje.

"Esta mudança permitirá à Penthouse permanecer competitiva no futuro", disse Jonathan Buckheit. "Combinará nosso conteúdo fotográfico e editorial com a nossa oferta de vídeo", acrescentou.

Recorde-se que a Penthouse foi fundada em 1965 na Grã-Bretanha por Bob Guccione, um empresário nova-iorquino apaixonado por fotografia e que em 1969 criou a versão americana.