As plataformas SIGA e Inovar são duas ferramentas que deverá dominar, caso tenha filhos em idade escolar. Ambas permitem fazer um acompanhamento mais próximo do percurso letivo dos mais novos, facilitando, por exemplo, a gestão das refeições e o acompanhamento de informações como horários e atividades, por parte dos encarregados de educação.
Explicamos, neste artigo, o que são as plataformas Inovar e SIGA, para que servem e como pode ter acesso.
SIGA: Gestão de refeições e pagamentos
O Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA) é uma plataforma disponibilizada pelas câmaras municipais a todos os agrupamentos de escolas, que serve, sobretudo, para gerir refeições e pagamentos. Através desta ferramenta, os encarregados de educação podem saber as ementas das escolas e marcar as refeições, assim como carregar o saldo do cartão escolar para fazer pagamentos. Este cartão pode ser usado nos vários serviços que o município disponibilizar, como refeitório, bar, papelaria, reprografia, piscinas ou museus
Ainda assim, uma vez que a plataforma é implementada e gerida por cada câmara municipal, pode haver casos nos quais as funcionalidades são mais alargadas.
Exemplo disso é a possibilidade de os encarregados de educação inscreverem os alunos nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), na Componente de Apoio à Família (CAF) ou nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Além disso, a candidatura à Ação Social Escolar, na qual se inclui apoio em relação às refeições, materiais e transporte, também é feita no SIGA.
Para ter acesso ao SIGA, pela primeira vez, o encarregado de educação deve introduzir o nome de utilizar e o código que lhe tenham sido facultados e, depois, definir uma palavra-passe.
Inovar: Informações sobre a atividade escolar
O Inovar é um portal onde os encarregados de educação têm acesso a todas as informações relevantes sobre a atividade escolar dos mais novos. Na plataforma, pode ser consultado o horário, a lista de manuais, os sumários, as interrupções escolares, as faltas e registos de comportamentos, as avaliações, entre outros.
Toda a informação disponível é atualizada, em tempo real, sempre que sejam submetidos novos dados ou registos por parte dos professores na escola.
No portal, os encarregados de educação podem também dar início ao processo de renovação de matrícula do aluno e aceder à caderneta digital, onde deverão constar os registos de comportamento e assiduidade do aluno, e onde poderão justificar faltas. A plataforma também permite agendar um atendimento presencial com o professor, sempre que haja essa necessidade.
Para aceder ao portal, deve inserir os dados pessoais do aluno (número de processo e número do documento de identificação) ou as credenciais de acesso atribuídas pela escola.
Comentários