Conduzir não se resume ao ato aprendido e mecânico de nos levar, e aos que nos são próximos, do ponto de origem ao ponto de destino. Conduzir é também um prazer individual e partilhado, não explicável somente nesta ou naquela característica do veículo, como a cilindrada ou o número de cavalos. Como representar num gráfico ou numa tabela o sorriso dos nossos filhos numa ida à praia? Ou a alegria de um passeio num primeiro encontro? A condução é, também, a soma de sensações e de sentimentos. Para que a possamos viver como uma experiência total, há que cuidar do objeto que nos liga à estrada e a todas as experiências de condução. Numa palavra, há que olhar para a segurança do veículo, da mesma forma que planeamos uma viagem, um encontro, uma visita.

Controlauto
créditos: Controlauto

Como um organismo, um veículo ‘saudável’ requer a nossa atenção para que todas as partes e componentes contribuam para uma condução segura. Momento importante neste contexto de segurança é a Inspeção Automóvel. Sim, a combinação das duas palavras leva-nos, eventualmente, a um suspiro e à ideia de obrigação.

Durante a inspeção automóvel o que é verificado?

Durante a inspeção automóvel são avaliados vários tópicos: Identificação do veículo; Sistema de iluminação e visibilidade; Sistema de suspensão; Sistema de travagem; Alinhamento de direção; Emissão de CO2: Sistema de escape; Verificação do estado do veículo; Equipamentos obrigatórios.

Porque não mudar a forma como encaramos a inspeção, afastando do ato a ideia de uma obrigação, e aí encontrar a oportunidade de nos sentirmos em segurança sempre que o nosso objetivo é calcorrear a estrada? Bem vistas as coisas, a Inspeção Automóvel é tão natural numa condução segura como é acionar os piscas, ajustar os espelhos retrovisores ou pôr o cinto de segurança. Três entre os itens ‘sagrados’ no que respeita à segurança rodoviária, no fundo à nossa segurança.

Neste novo olhar positivo à inspeção automóvel, há que encontrar um serviço que nos garanta confiança, mas que também obste a que argumentos como “falta de tempo” ou “distância ao centro de inspeções” sejam um empecilho.

Olhemos para o fator proximidade para encontramos um bom parceiro na Controlauto, com os mais de 50 centros de inspeção em todo o país, do Minho ao Algarve, com um calendário regular de aberturas e renovação de instalações. Não obstante sabermos que "idade não é um posto", há que convir que a experiência da marca no mercado, com uma história a aproximar-se dos 30 anos (a celebrar em 2023) e a constante otimização da tecnologia e processos nos trazem confiança acrescida. Fatores para os quais concorre igualmente a componente humana. Olharmos para o desenvolvimento da tecnologia é importante, mas há que não esquecer que a simpatia e o profissionalismo, uma das assinaturas da Controlauto, também somam pontos.

Quanto vale para si a palavra “segurança”? Não a esqueça na próxima inspeção automóvel
créditos: Controlauto

É um facto que temos dias de agendas preenchidas o que nos leva à fatídica expressão: “tempo curto”. Como resposta, há que reter a seguinte expressão: “check-in, check-up, check-out”. Como traduzi-la? Inspeção automóvel em três passos, ou seja, simplicidade, profissionalismo e eficiência. Um trio de palavras que nos soa como música na pauta da Controlauto. Contas feitas, a inspeção completa-se em 15 minutos. Convenhamos, um quarto de hora não pesa na nossa agenda diária e na confiança de saber que vivemos a estrada no interior de um veículo seguro.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.