Nas semanas que antecedem o Natal, «prendas de Natal», «prendas de Natal originais», «ideias de prendas de Natal», «prendas de Natal para o namorado» e «prendas de Natal para homem» figuram entre as palavras e as expressões mais pesquisadas nos principais motores de busca nacionais e internacionais. Um pormenor que um estudo internacional apresentado em Lisboa pela empresa L'Oréal Portugal também realça.

Escolher um presente para oferecer a um homem é muito mais difícil do que determinar o que ofertar a uma mulher. A par da internet, 47% dos inquiridos revela que também recorre às redes sociais para tentar solucionar o problema. 40% prefere consultar blogues e 25% procura inspiração em revistas. Apenas 19% se deixa influenciar pelos anúncios transmitidos nos ecrãs de televisão.

Muitos não têm tempo a perder e perguntam diretamente a familiares o que hão de oferecer para conseguir surpreender alguém. Segundo o estudo, rondam os 39%. Um quarto prefere ir às lojas inquirir diretamente os profissionais especializados que lá trabalham para pedir sugestões e opiniões em função do perfil e do destinatário da oferta. No momento de decidir, muitos optam pelas soluções mais fáceis.

«A procura de perfumes aumenta 61% em dezembro e a de maquilhagem cresce 11%», referiu publicamente, durante a divulgação do estudo, Ana Valentim, consumer and market insight manager da empresa. A pesquisa efetuada revelou ainda que, na hora de ir às compras, 66% prefere os centros comerciais, 51% os hipermercados e 41% as lojas de rua do comércio tradicional.

No Natal de 2017, segundo o estudo da empresa, 38% dos inquiridos vai oferecer perfumes, 15% cremes, 15% tratamentos de spa, 11% tratamentos de beleza e 27% maquilhagem. No caso dos homens, a escolha é sempre mais reduzida. Se está sem ideias e ainda tem presentes para comprar para o seu companheiro e para familiares e amigos, aproveite estas sugestões de última hora e livre-se de mais um problema.

Texto: Luis Batista Gonçalves