“Casa & Jardim”, o espetáculo que a Mala Voadora estreia quinta-feira no Centro Cultural de Belém, apresenta-nos oito mulheres que, numa festa, se movimentam entre o interior e o exterior de uma casa, entre a casa e o jardim.

Trata-se de duas peças escritas por Chris Thorpe, a partir da peça homónima do dramaturgo inglês Alan Ayckbourn, e representadas pelas mesmas oito atrizes, nos mesmos papéis, em dois palcos diferentes, e que serão vistas pelo público uma a seguir à outra.

As mulheres que circulam por esta casa e este jardim são as atrizes Anabela Almeida, Carla Bolito, Crista Alfaiate, Joana Bárcia, Mónica Garnel, Paula Diogo, Sílvia Filipe e Tânia Alves, numa encenação de Jorge Andrade com assistência de Cláudia Gaiolas.

Foi o encenador que, interessado na mecânica da peça de Alan Ayckbourn, decidiu encomendar a Chris Thorpe uma peça baseada nos mesmos princípios mecânicos, embora não utilizando necessariamente “as convenções elegantes que alimentam muito o drama de Ayckbourn”, explica o autor do texto em comunicado.

“As duas únicas coisas que esta ‘Casa & Jardim’ tem em comum com a sua (quase) homónima é que ambas as peças decorrem numa casa e num jardim (aqui um apartamento rés-do-chão e um jardim comum em vez de uma casa de campo da classe média e o respetivo terreno, na peça de Ayckbourn) e podem ser interpretadas em simultâneo, e que as personagens estão a preparar-se para alguma coisa”, ressalva Chris Thorpe.

De resto – prossegue -, “não é uma peça narrativa, mas influenciada pelos sentimentos vividos durante as semanas em que a escrevi (…), num período de perceção e espanto. Perceção de que os mais fracos não vão ser magicamente protegidos pelo sistema que tende a reduzir todas as transações sociais a números, e espanto, num mundo economicamente vacilante e preocupado em mostrar-nos o pior de cada um, o que se vai passar a seguir”.

“Casa & Jardim” estará em cena no pequeno auditório do CCB até 17 de janeiro, nos dias 12, 13, 14, 16 e 17 às 21:00 e no dia 15 às 16:00.

11 de janeiro de 2011

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.