Duas investigadoras da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica, no Porto, acabam de ser distinguidas na segunda edição dos Nutrition Awards.
A instituição venceu na categoria de Qualidade e Segurança Alimentar com o projecto «Listeria monocytogenes em alimentos: dados para uma Avaliação do Risco», coordenado por Paula Teixeira (na foto).
Também a docente Elisabete Pinto foi galardoada na categoria de Investigação em Ciências da Nutrição com o trabalho «Avaliação da ingestão alimentar em grávidas portuguesas», realizado no âmbito do doutoramento desenvolvido na Universidade do Porto. A alimentação de um grupo de mulheres grávidas foi avaliada várias vezes ao longo da gravidez, para se averiguar a existência de flutuações na ingestão alimentar durante a gestação, bem como as prevalências de inadequação nutricional. Comparou-se, igualmente, a alimentação no ano prévio com a ingestão durante a gravidez.
O projecto de Paula Teixeira, por seu lado, centra-se na contaminação de alimentos com Listeria (L.) monocytogenes e na recolha de dados sobre listeriose, uma infecção contraída sobretudo pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria L. monocytogenes e que mata mais de 30 por cento dos infectados. Em Portugal, a listeriose não é uma doença de notificação obrigatória, pelo que os dados existentes são escassos.
Neste âmbito, o estudo permitiu caracterizar as estirpes de L. monocytogenes em circulação no país e identificar possíveis relações entre estirpes clínicas e alimentares. Identificou igualmente os factores de virulência da bactéria, avaliou a sua capacidade de sobrevivência em ambientes de processamento e no tracto gastrointestinal, determinou a sua susceptibilidade a antibióticos e ainda recolheu e compilou dados epidemiológicos sobre os casos da doença em Portugal.
Com a colaboração dos principais hospitais do país, que enviam para a ESB os isolados para caracterização genotípica, foram identificadas a incidência da infecção e as principais características das estirpes em circulação em território nacional. O primeiro surto de listeriose no país foi detectado em Julho de 2010, tendo a ESB colaborado com a Direcção Geral da Saúde e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica na identificação do alimento/produtor provavelmente responsável por este surto.
Apesar de não existir um sistema de vigilância de listeriose em Portugal, está dado o primeiro passo para a sua criação pelo menos a um nível não formal. O projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi desenvolvido em parceria com as Universidades do Minho e de Aveiro.
Os Nutrition Awards, lançados em 2010, são o mais importante prémio na área da Nutrição em Portugal e pretendem reconhecer, premiar e difundir projectos, produtos e serviços no campo da Nutrição em Portugal. Esta iniciativa da Associação Portuguesa dos Nutricionistas e da GCI conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
18 de outubro de 2011
Comentários