"Isto é o que acontece quando não se recicla caixas de pizzas", escreveu Greta Thunberg esta manhã no Twitter após a detenção na quinta-feira, na Roménia, de Andrew Tate, um britânico famoso na Internet e que é suspeito de sequestro, violação e envolvimento em esquemas de tráfico humano.
A polémica estrela das redes sociais tinha provocado a ativista sueca esta semana com uma publicação no Twitter sobre a coleção de carros poluentes que o britânico possui. Nessa altura, Andrew Tate desafiou Greta Thunberg a dar-lhe o seu e-mail para que ele lhe pudesse fazer chegar a lista completa de carros.
"Tenho 33 carros. O Bugatti tem um motor quad turbo w16 8.0L. Os meus dois Ferrari 812 Competizione têm motores 6.5L v12s. Isto é apenas o começo. Por favor dá-me o teu endereço de e-mail para que possa enviar-te uma lista completa da minha coleção de carros e as suas respetivas enormes emissões", escreveu numa publicação acompanhada de uma fotografia em que surge ao lado de um Bugatti.
Greta Thunberg apanhou a boleia da provocação e respondeu também no Twitter: "Sim, por favor esclarece-me. Envia-me um e-mail para smalldickenergy@getalife.com" que em tradução literal significa qualquer coisa como 'energiadepénispequeno@arranjaumavida.com'.
A mensagem foi partilhada milhões de vezes naquele plataforma de microblogging.
O que é "Small Dick Energy"?
"Small Dick Energy" é uma expressão usada no mundo anglófono em jeito de crítica a alguém que ostenta algum algum aspeto da sua vida para compensar uma eventual insegurança.
Andrew Tate, que já estava a ser procurado pelas autoridades há vários meses, ainda respondeu a Greta Thunberg, num vídeo em que aparecia à frente de caixas de pizzas de um restaurante romeno: "Jerry's Pizza".
Algumas pessoas escrevem nas redes sociais que a polémica com a ativista sueca ajudou a saber a localização de Andrew Tate, embora o influenciador já tivesse revelado a sua localização noutras publicações antes partilhadas.
Andrew Tate ganhou fama depois de ser expulso de um reality show por ter agredido uma concorrente. O britânico de Luton descreve-se como "absolutamente sexista" e "misógino", tendo defendido várias vezes que as mulheres 'são para ficar em casa'.
A detenção
O controverso influenciador foi detido na Roménia sob a acusação de tráfico humano, violação e formação de um grupo do crime organizado, confirmaram as autoridades judiciais de Bucareste.
O ex-kickboxer e estrela de televisão, que foi banido de várias plataformas de média por comentários misóginos e discurso de ódio, foi detido ontem juntamente com o seu irmão - o pugilista e antigo campeão europeu de kickboxing Tristan Tate - e outros dois suspeitos.
Os irmãos Tate estão sob investigação criminal desde abril. Um porta-voz da família Tate disse ao jornal Daily Mirror que não poderia fornecer detalhes sobre a investigação. "No entanto, Andrew e Tristan Tate têm o maior respeito pelas autoridades romenas e ajudarão e nas investigações da maneira que puderem".
De acordo com uma declaração traduzida dos investigadores, pelo menos seis mulheres que teriam sido exploradas sexualmente pelo grupo criminoso organizado foram identificadas.
"Os quatro suspeitos (...) parecem ter criado um grupo do crime organizado com o objetivo de recrutar, abrigar e explorar mulheres, forçando-as a criar conteúdo pornográfico destinado a ser visto em sites especializados", acredita o Ministério Público da Roménia.
Comentários