Batida, noiserv e Old Jerusalem são os três nomes portugueses que integram o Festival Eurosonic, que começa hoje em Groningen, na Holanda, dedicado à música mais recente que se faz na Europa.

O festival é um encontro de centenas de bandas e profissionais da música ao longo de quatro dias - entre 11 e 14 de janeiro. O programa inclui concertos simultâneos espalhados pela cidade e também debates.

O evento conta com o apoio da União Europeia de Radiodifusão, da qual fazem parte várias estações de rádio públicas do espaço europeu, que escolhem um artista para integrar o cartaz.

Este ano, a rádio Antena 3 escolheu noiserv, o projeto do músico David Santos, embora o cartaz de atuações do Eurosonic inclua quase sempre outros artistas nacionais, como são os casos este ano de Old Jerusalem e Batida.

Old Jerusalem, nome artístico do músico Francisco Silva, atua na quinta-feira no NewsCafe. O músico acaba de editar o quinto álbum, intitulado "Old Jerusalem", que teve distribuição na Alemanha, Holanda, Áustria, Suíça e países escandinavos.

Batida e noiserv atuam na sexta-feira no Grand Theatre.

Noiserv é o projeto em nome próprio de David Santos, um músico que, rodeado de mais de uma dezena de instrumentos modernos, antigos e de brincar, constrói canções pop acústicas melancólicas.

David Santos editou um álbum e um EP em edição própria, intitulados "One hundred miles from thoughtlessness" e "A day in the day of the days", escreveu grande parte da banda sonora do documentário "José e Pilar" e integra ainda o grupo You Can´t Win Charlie Brown.

O festival edita uma coletânea com os artistas selecionados e a deste ano, um álbum duplo, inclui o tema "Mr. Carousel", de noiserv.

Os Batida, que fazem uma mistura festiva de kuduro, hip-hop, funk e eletrónica, acabam de assinar pela editora Soundway Records para a distribuição internacional do álbum de estreia "Dance Mwangolé".

Na semana em que atuam em Groningen, os Batida foram selecionados pelo DJ e radialista Gilles Peterson, aos microfones da BBC, como um dos projetos a seguir em 2012.

Em edições anteriores, pelo festival Eurosonic passaram artistas portugueses como Sean Riley & The Slowriders, Mazgani, The Legendary Tigerman e Dead Combo, todos sugeridos pela Antena3, aos quais se juntaram ainda Buraka Som Sistema ou Deolinda.

A Irlanda será o país em foco nesta edição do Eurosonic.

 

11 de janeiro de 2012

@Lusa 

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.