Jeff Hong é profissional de animação. Nasceu e cresceu em Los Angeles, mas atualmente vive em Nova Iorque. Grande fã da Disney, chegou a trabalhar em filmes como "Hércules", "Mulan" e "Tarzan". Crescer na cidade dos anjos, como também é conhecida esta metrópole dos EUA, influenciou a escolha do seu futuro profissional. "Walt Disney teve um profundo impacto na minha vida desde a minha infância", assume o ilustrador.
"Vi todos os filmes e ia frequentemente à Disneylândia. Trabalhar para a Walt Disney Feature Animation era o meu sonho", admitiu mesmo Jeff Hong numa entrevista a um site britânico. Para alertar para problemas globais como a poluição, a desflorestação, o degelo e o consumo de drogas, não hesitou, por isso, em recorrer aos seus personagens favoritos da Disney quando decidiu iniciar um projeto de ilustração insólito.
Em vez de viverem felizes para sempre, como nas histórias, o ilustrador norte-americano colocou-os em contextos sociais reais, fazendo-os passar pelos dramas e pelas angústias de muitas pessoas comuns, com o objetivo de alertar consciências, como pode ver na galeria de imagens que se segue. As suas criações artísticas deram mesmo origem a "Unhappily ever after", uma exposição que já pôde ser vista em Nova Iorque.
O Pinóquio, o Mogli, a sereia Ariel, o Dumbo, a Cinderela, o Bambi, a Pocahontas e até os 101 dálmatas são alguns dos protagonistas das suas ilustrações. Por serem dos personagens mais famosos do mundo, Jeff Hong recorreu ao elo emocional que, no fundo, todos temos com elas para pôr o dedo na ferida. "As questões de bem-estar social e de cariz ambiental são extremamente importantes para mim", assume o criativo.
"Quero pôr os outros a fazer uma pausa e a pensar sobre as suas ações no quotidiano. A minha esperança é que estas mensagens se espalhem de forma viral pela internet mudando a forma como algumas pessoas vivem, para o bem deste planeta", acrescenta ainda, bastante satisfeito com os resultados que tem obtido. "Tenho tentado criar um alerta para cada um dos principais filmes da Disney, mas encontrar mensagens sociais relevantes e coincidentes com os meus ideais e com a temática específica do filme não é fácil", desabafa.
Comentários