Determinação, empreendedorismo, originalidade e garra são alguns dos adjetivos que parecem descrever na perfeição os quatro amigos que do dia para a noite puserem mãos à obra e criaram a ‘Hawkers’, uma empresa espanhola de óculos de sol que começou a tomar forma no verão de 2013 e que acabou por se tornar na marca de óculos mais vendidas em Espanha.
“Em 2012, descobrimos a Knockaround uma marca de óculos de sol californiana que estava a triunfar entre o público e as celebrities. Como não estavam a ser vendidos em Espanha, decidimos tentar e comercializar esta marca online. Com 300 euros compramos 27 óculos de sol e colocámos à venda por um preço mais alto”, começa por explicar David Moreno sobre este negócio de distribuição que lhe deu bases para a criação da Hawkers. “O verão de 2013 foi a "febre Knockaround”, permitindo que tivéssemos uma grande faturação e crescimento muito rápido. Mas a marca, da qual nos tornamos os distribuidores oficiais, não era nossa e não podíamos fazer nenhuma inovação.”
Com o desejo de voar mais alto e ter algo seu, os quatro amigos decidiram criar a Hawkers, uma marca que nasceu por impulso e que tinha como objetivo revolucionar o setor do e-commerce e a indústria dos óculos de sol marcando a diferença em tudo aquilo que faz. “Somos a primeira empresa do mundo que não se leva a sério e que não tem medo de nada nem de ninguém. Queremos representar uma nova geração de empresas em que os verdadeiros donos são os clientes. Nós somos apenas gestores e ponto final. São os fãs que decidem se querem ou não continuar connosco”, afirma.
E ao que parece os fãs estão rendidos à irreverência e originalidade da marca espanhola que, apesar de ser direcionada para um target jovem (25-35 anos), tem conquistado público de todas a idades. Prova disso é a ‘Hawkers Kids’, a irmã mais nova da marca mãe direcionada exclusivamente para crianças, lançada em agosto. Questionado sobre o segredo do seu sucesso, Moreno acredita que transparência, genuinidade e autenticidade são algumas das características que permitem que a Hawkers se destaque da concorrência e seja um exemplo a seguir.
“Parte da revolução que criámos é fazer com que as empresas se comuniquem de uma forma real. Nós fomos os primeiros a alcançar esse boom mediático, uma comunicação bilateral, o que fez com que os clientes se tornassem "fãs", porque eles veem verdade naquilo que fazemos. Não existe arma mais poderosa do que a genuinidade”, refere.
Atualmente, a Hawkers tem à venda dezenas de modelos de óculos de sol cujos preços rondam os 20-40 euros. Para além de todos os produtos serem feitos à mão, aliam design, conforto, durabilidade e qualidade. “A nossa preocupação é a melhoria contínua da qualidade e segurança dos nossos óculos de sol. Nós fazêmo-lo por duas vias: através dos controlos de qualidade do nosso produto desde que sai da fábrica e através do feedback recebido pela nossa equipa de Atendimento ao Cliente.”
Tendo em conta a filosofia e os valores da marca, não é de estranhar que a famosa equipa da NBA, os Los Angeles Lakers, tenham escolhido a Hawkers como sua patrocinadora. De todas as parcerias feitas até ao momento, David Moreno revela que esta é muito especial. “Foi mais fácil do que imaginávamos. Estávamos em Los Angeles e queríamos ver um jogo dos Lakers totalmente grátis. Fizemos uma pesquisa das pessoas que trabalhavam nos Lakers e bombardeámo-los através dos nossos canais (LinkedIn, Facebook, Twitter, etc.) até que alguém respondesse às nossas mensagens. Depois de conseguirmos falar com eles, alguma negociação e atrevimento à mistura, conseguimos ser a primeira empresa espanhola a patrocinar uma equipa da NBA.”
O futebolista Luis Suarez, o DJ Steve Aoki, o piloto Alex Rins ou a atriz e ‘it girl’ Paula Echevarria, são outras das personalidades com qual a marca colabora e já desenvolveu diversas parceiras. “As pessoas com quem trabalhamos devem ser verdadeiros embaixadores da Hawkers: querem usar os nossos óculos e partilhar a sua experiência com a sua comunidade.”
Ainda que tenham sido a primeira marca externa a entrar no universo Inditex – com os seus produtos à venda offline apenas na Pull&Bear - o ponto forte da Hawkers é a venda online. Contudo, a marca não descarta a hipótese abrir uma loja física no futuro.
“Ainda estamos a definir como seria este projeto, pois será algo um pouco diferente das lojas tradicionais. Com a venda física estabeleceríamos uma relação directa com o cliente para que possa experimentar os nossos óculos de sol e desfrutar de uma experiência de compra tradicional. Contudo, achamos que uma das chaves para o sucesso estaria em combinar o melhor dos dois mundos numa experiência de compra única que nos permita revolucionar a compra direta ao público. Imaginas uma loja física que venda via online?”
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