A australiana Gillian McAuliffe e o nepalês Bishnu Bhatta conheceram-se em 2008 durante o "World Forum for Early Childhood Care and Education”. Durante este encontro tiveram a oportunidade de discutir quais os principais desafios que muitas crianças enfrentavam em brincar na lama nos diferentes países.

Se por um lado Gillian falava que as crianças australianas não estavam dispostas a brincar na lama, por outro Bishnu revelava que no Nepal o problema era outro: a falta de recursos financeiros por parte das famílias – para comprar sabonete e roupas novas - não permitia que as crianças se sujassem e brincassem livremente.

Decidida a mudar esta situação, Gillian McAuliffe decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos que tinha como objetivo financiar a compra de peças de roupa para as crianças nepalesas. Com os cerca de 900 euros recolhidos, Bishnu organizou pela primeira vez aquele que viria a ser o ‘Dia Internacional da Lama’: um encontro que teve lugar em 2009 num orfanato de Panchkhal onde as diversas crianças foram convidadas a brincar livremente na lama.

Daqui em diante, 29 de junho passou a ser conhecido como o ‘Dia Internacional da Lama’, uma data que atualmente é celebrada um pouco por todo o mundo com diversas iniciativas. Este dia pretende promover uma maior proximidade entre as crianças através da natureza, assim como difundir uma mensagem de igualdade: que todas as crianças, independentemente da sua raça ou religião, são iguais quando estão cobertas de lama.

Clique na galeria e descubra quais os principais benefícios da lama:

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.