A FOXlife e a Priberam criaram o movimento “A palavra mulher definida por nós”, desafiando os portugueses a contribuírem para uma definição mais abrangente, justa e enquadrada na sociedade atual.

Entre 2 e 16 de maio, todos poderão participar através do site www.palavramulher.pt, onde estarão reunidos e partilhados todos os contributos.

José Avillez é uma das personalidades portuguesas que foi desafiada a participar no movimento, e que aceitou "com gosto", como qualquer outro desafio que lhe é proposto.

No entanto, para o Chef, "Nunca é fácil "encerrar" numa simples definição uma Mulher".

José Avillez revela o papel mais difícil que já teve de desempenhar:

Quando lhe pediram para definir a palavra "mulher", quais foram as primeiras mulheres que lhe passaram pela cabeça? "A minha mãe, a minha mulher, a minha irmã. Pessoas que eu adoro. Lutadoras, mães e mulheres", responde José Avillez.

Nos últimos anos, o papel da mulher na sociedade atual tem-se alterado consideravelmente, mas o significado da palavra “mulher” existente em alguns dicionários ainda não reflete essa mudança.

Na opinião do Chef, "toda a informação que nos chega revela que as mulheres continuam a ter de enfrentar muitos desafios para se destacarem, mas felizmente acho que está a mudar. Eu, na minha empresa e na minha vida pessoal, nem por um segundo acho que as mulheres têm menos direitos ou direitos diferentes que os homens. Quanto muito, eu acho que têm mais direitos".

Por fim, perguntámos a José Avillez qual a "mulher da sua vida"? A resposta não poderia ser apenas uma. "Em várias fases da minha vida, primeiro a minha mãe, depois a minha irmã e hoje a minha mulher que tem sido a minha grande companheira de vida".

A atual definição de mulher no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa está disponível através do link www.priberam.pt/dlpo/mulher

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.