Com toda a azáfama que acompanha a época festiva, ao mesmo tempo é importante lembrar da importância da segurança dos que o rodeiam e, até, da sua casa. Siga estas recomendações da Liberty Seguros e desfrute do melhor desta quadra, ao som do seu cântico de Natal favorito.
1. Não denuncie a sua ausência
Se se ausentar por vários dias ou se for de férias para celebrar a época festiva, tente fazer parecer que a sua casa está habitada, por exemplo, deixando alguma iluminação. Pode utilizar luzes LED e/ ou utilizar um temporizador para uma maior eficiência e menor custo energético.
Tenha ainda atenção ao que publica nas redes sociais, evitando divulgar a localização, para não desvendar que está ausente de casa.
Damos-lhe ainda a dica de pedir a um vizinho para guardar a correspondência, para evitar que se acumule na caixa do correio. Se esta parecer cheia, pode indicar que não há ninguém em casa.
2. Não deixe à vista presentes ou outros bens valiosos
É tradição guardar os presentes debaixo da árvore de Natal até ao dia em que os mesmos são oferecidos aos familiares e amigos, mas tente mantê-los longe de portas e janelas, através das quais seja possível observá-los.
Se for de férias, guarde os objetos de maior valor sentimental ou material num lugar seguro, como um cofre ou em casa de alguém da sua confiança.
3. Atenção à decoração
As decorações de Natal servem para tornar a casa mais bonita e aconchegante durante esta época do ano, mas a colocação da mesma deve ser ponderada, para não provocar acidentes. Não coloque a árvore de Natal perto da lareira ou de outras fontes de calor, verifique se existe alguma luz fundida para evitar curtos-circuitos, não sobrecarregue as tomadas elétricas e não deixe velas acesas sem supervisão.
4. Tenha cuidado redobrado com o risco de incêndio
Com o clima mais frio durante esta época, há uma maior utilização de aquecedores e de lareiras, aumentando os riscos de acidente em casa. Por outro lado, é também uma altura do ano em que a cozinha é ainda mais utilizada, por vezes com inúmeros aparelhos a trabalhar ao mesmo tempo, desde os vários bicos do fogão ao forno, passando por outros eletrodomésticos.
Para ajudar a prevenir incêndios ou intoxicações, evite deixar essas áreas sem supervisão e coloque detetores de fumo no teto e detetores de monóxido de carbono, para assegurar que é sinalizado com o alarme em caso de risco.
Não se esqueça, também, de visitar ou contactar os parentes mais idosos, para garantir que estão seguros de riscos de incêndio.
5. Não deixe doces ao alcance dos seus animais de estimação
Os doces, no geral, e as passas e o chocolate, em particular, dos quais tanto gostamos e temos em casa nesta altura do ano, são tóxicos para os animais de estimação, nomeadamente cães e gatos. Assim, não os deixe ao alcance dos mesmos e, em caso de ingestão indevida, contacte imediatamente o seu veterinário.
6. Tenha um plano para emergências
Mesmo assegurando que segue todas as recomendações, os incêndios e outros acidentes podem ocorrer. Para essas ocasiões, é fulcral conhecer bem as saídas possíveis, onde se desliga o gás e a eletricidade e garantir que toda a família também. Tenha ainda os contactos de emergência à mão para qualquer eventualidade.
7. Verifique o seu Seguro Lar
Para reforçar a proteção da sua casa e dos bens que tem na mesma, nomeadamente em caso de roubo ou de incêndio, recomendamos ainda um Seguro Multirriscos Habitação par acautelar este tipo de imprevistos que, para além da habitação, protegem também o próprio segurado e o respetivo agregado familiar.
Comentários