O dia 8 de março é, desde 1975, assinalado pelas Nações Unidas como sendo o Dia Internacional da Mulher, uma forma de homenagear as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja ele racial, de índole sexual, político, cultural, linguístico ou económico. Nos dias que correm, é também (mais) uma oportunidade e uma desculpa para oferecer ou receber um presente e/ou para fazer uma coisa diferente.
Se o Dia da Mulher é uma data que gosta especialmente de assinalar, seja por aquilo que historicamente representa, por ser uma feminista assumida ou, pura e simplesmente, porque é mais uma desculpa para se dedicar a si própria ou às mulheres da sua vida, em parceria com a Mygon, empresa que se apresenta como o guia local mais completo do mercado, damos-lhe uma dezena de ideias para celebrar este dia de forma original e inesquecível:
1. Organize uma spa party
Há melhor maneira de assinalar este dia que mimando-se dos pés à cabeça? Acreditamos que não! Então se o puder partilhar com aquele grupo de amigas que nunca lhe falha, tem tudo para ser um dia perfeito. Junte as amigas e marque um dia ou uma tarde num spa que lhe ofereça todas as comodidades e desfrute de uma massagem de relaxamento enquanto põe a conversa em dia. A Mygon disponibiliza-lhe dezenas spas com ofertas para diversos tipos de massagens e com a vantagem de ainda poder usufruir de promoções atrativas.
2. Experimente um novo restaurante japonês
Uma das zonas mais em voga de Lisboa acaba de receber um novo restaurante de sushi, o SushiRibeira by Arigato, situado na Rua da Moeda. Com a assinatura do grupo Arigato, o novo restaurante representa a primeira aposta do grupo num conceito de menu à carta. Num espaço intimista, pode degustar os melhores sabores de sushi a um preço democrático, através de menus cominados para o almoço e de um menu de degustação para jantar, desenvolvido pelo chef Henrique Macedo, em parceria com o chef executivo do grupo, Clayton Lima, a um preço de 23,90 €.
3. Parta para uma escapada feminina
E que tal assinalar o Dia da Mulher com uma celebração à amizade feminina? As viagens com as amigas podem ser memoráveis e uma escapadela de amizade é sempre uma oportunidade para fortalecer os laços. Siga a velha máxima do vá para fora cá dentro, faça reservas para uma noite, um fim de semana ou até quem sabe vários dias, no campo ou na cidade, em hotéis de cinco estrelas ou em parques de campismo. Na Mygon, encontra inúmeras opções. Só tem de escolher um destino que todas apreciem e partir à aventura.
4. Faça um workshop de maquilhagem
Gosta de maquilhagem e de se maquilhar mas no final o resultado nunca é o que queria? Talvez não esteja a usar o pincel adequado, o produto que melhor condiz com o seu tom de pele ou a aplicar o blush com a técnica correta. Se sempre quis aprender a maquilhar-se como uma profissional, chegou o momento de se mimar a si mesma com a oferta de um workshop de maquilhagem. Na Mygon, tem vários à sua disposição, entre eles alguns com promoções especiais. Basta escolher a localização que mais lhe convier.
5. Medite num retiro feminino
De 18 a 20 de março, no Monte Mariposa, no Algarve, vai acontecer mais uma edição do retiro «Caminho da Mulher», com Deva Shamim, um retiro exclusivo para mulheres. Um fim de semana de encontro feminino num espaço de crescimento pessoal, harmonia e celebração. Meditação, dança livre, círculos de partilha temáticos femininos, práticas xamânicas ancestrais, bioenergética e libertação emocional, conexão com a natureza e criatividade são algumas das atividades previstas.
Veja na página seguinte: Outras ideias originais para assinalar este dia
6. Divirta-se numa noite de mulheres
Pode não ser uma ideia original mas é, sem dúvida, uma excelente maneira de celebrar o facto de ser mulher. Reúna as amigas, a mãe, a avó, as tias e as primas, mulheres de todas as gerações, para uma noite de diversão. Comece com um cocktail ou um gin para brindar às mulheres da sua vida. De seguida, para abrir o apetite, umas tapas ao som das sevilhanas ou uns petiscos numa tasca tipicamente portuguesa. Como a noite deverá ser longa exige um bom jantar e variedade de oferta não falta. Para terminar a noite, um brinde às mulheres numa champanheria.
7. Ajude quem mais precisa
Todos os dias são bons para fazer voluntariado feminino. Se o Dia da Mulher foi criado para homenagear as mulheres que lutaram por uma vida melhor, também é verdade que, hoje em dia, ainda existem muitas mulheres em situações difíceis e por isso, porque não sinalizar este dia ajudando mulheres que possam precisar? Pode optar por algo tão simples como uma ação de voluntariado numa associação de apoio à mulher ou visitar um hospital ou uma prisão, locais onde seguramente existem muitas mulheres que gostariam de receber dois dedos de conversa ou de ouvir algumas palavras de força e conforto.
8. Flutue numa piscina aquecida
A sós ou acompanhada, tire o dia para si e experimente um ritual de floating, um sistema de flutuação em ambiente de restrição de estímulos que permite flutuar sem esforço numa piscina aquecida, levando à sensação de ausência de gravidade. Durante o mês de março de 2016, no spa do Hotel Solverde Spa & Wellness Center, em São Félix da Marinha, nos arredores de Vila Nova de Gaia, o tratamento tem um desconto especial, estando disponível por 25 €.
9. (Re)descubra a cultura japonesa
Uma reinterpretação de sabores que oscila entre o urbano e a tradição fazem a carta do Miss Jappa, o novo restaurante de gastronomia japonesa, no Príncipe Real, em Lisboa, inaugurado nos primeiros meses de 2016, com assinatura da Chef Anna Lins. «Lost in Translation», o filme de Sofia Coppola, deu o mote para a criação do novo espaço de Joana Martorell e Diogo Martorell, sócios-fundadores da cadeia de restauração Go Natural, que apresenta o retrato de um Japão em movimento, cosmopolita e urbano, desafiando os sabores da gastronomia japonesa conhecidos na Europa e desenvolvendo um conceito inovador e autêntico.
10. Aprenda a controlar as suas emoções
Já imaginou como seria a sua vida se conseguisse controlar todas as tuas emoções? Elas fazem parte da nossa vida, são necessárias e ajudam-nos a reagir de forma rápida numa situação de perigo ou simplesmente inesperada mas, quando nos deixamos comandar pelo medo, pela raiva, pela culpa ou pela tristeza (emoções negativas), ficamos bloqueados sem conseguir agir. A coach Rita Vieira ministra vários cursos de inteligência emocional. Descubra as datas no site da formadora.
Comentários