Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
As empresas que mais usam plástico descartável no mundo têm “sabotado” as leis destinadas a reduzir as embalagens e a poluição, recorrendo a falsos programas e iniciativas voluntárias para distrair consumidores e governos, denuncia um relatório internacional hoje divulgado.
A Comissão Europeia propôs hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) apostem, nos seus planos de recuperação e resiliência, em investimentos em “áreas emblemáticas” como as tecnologias limpas, a digitalização e a formação.
O Parlamento Europeu defendeu hoje um “aumento substancial dos recursos” do novo Fundo para uma Transição Justa (FTJ), apelando também para uma dotação específica para ajudar as regiões ultraperiféricas, como Madeira e Açores, a tornarem-se mais ‘verdes’.
O ministro do Ambiente avisou hoje que "não vale a pena multiplicar barragens quando não há água", apontando a reutilização de águas residuais como a solução mais imediata para garantir maior disponibilidade hídrica no Algarve, que está em seca severa.
O concelho de Matosinhos vai, em 2021, permitir que os utilizadores de meios de transporte sustentáveis, acumulem, com a poupança de emissões de dióxido de carbono (CO2), créditos para descontar em transportes públicos, estacionamento ou aluguer de bicicletas.
Um estudo desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) concluiu que 278 áreas protegidas costeiras africanas podem ser “potencialmente afetadas" pela subida dos níveis do mar nos próximos 80 anos, foi hoje divulgado.
Organizações ambientalistas portuguesas defenderam hoje que a União Europeia tem de atingir a neutralidade carbónica em 2040, dez anos antes da meta definida pela Comissão Europeia.
A atriz Jane Fonda, que acaba de publicar um novo livro sobre ativismo e a crise climática, disse num evento virtual que não sacrificaria os seus princípios para proteger a sua longa carreira em Hollywood.
O Facebook anunciou hoje o lançamento de um espaço próprio dentro da rede social dedicado às alterações climáticas e pretende aproveitar a força das suas plataformas para sensibilizar para a temática.
Grande parte da calota polar da Gronelândia, com cerca de 110 quilómetros quadrados, rompeu-se no nordeste do Ártico, devido às rápidas alterações climáticas, segundo os cientistas.
Um petroleiro de bandeira panamenha está em chamas ao largo do Sri Lanka, num incêndio que começou quinta-feira e continua hoje, aumentando os receios de um derrame de petróleo em grande escala no Oceano Índico.
A necessidade de preservar o meio ambiente com um estilo de vida ecológico está cada vez mais presente, sendo uma preocupação cada vez mais real. Ajudar o planeta não é algo difícil, basta transformar pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença e transformarem-se em hábitos.
A proibição da receção de resíduos de fibrocimento em aterros de resíduos não perigosos pode levar ao aumento do abandono ilegal, alertou hoje a SOS Amianto, criticando a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) por uma medida “radical”.
Cláudia, 21 anos, estudante de enfermagem que decidiu participar num processo legal contra 33 países para exigir responsabilidades em matéria climática, defende que uma recuperação saudável da pandemia de COVID-19 exige medidas radicais em termos ambientais.
Crianças do mundo inteiro uniram-se para ajudar a garantir um futuro para as espécies ameaçadas, doando obras de arte da vida selvagem a uma coleção especial de caridade.
Quatro crianças e dois jovens portugueses, “expostos aos extremos de calor”, pretendem que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem julgue um processo contra 33 países em matéria de clima, anunciou hoje a GLAN, organização que promove a iniciativa.
A Sibéria está a ser atingida por incêndios de grande dimensão provocados pelo aumento das temperaturas, com o registo de mais cinco graus centígrados em relação aos valor habitual durante os meses de verão.
A agência meteorológica da ONU afirmou hoje que o verão de 2020 vai deixar uma “ferida profunda” nas áreas do planeta cobertas por gelo, depois de uma onda de calor no Ártico.
A Universidade de Évora anunciou hoje a descoberta de uma nova planta endémica, "rara e fortemente ameaçada", que cresce em charcos temporários e está "restringida a nível mundial a pequenas áreas da Costa Vicentina".