Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
Cientistas de 45 instituições de 17 países estão a propor um programa de investigação de uma década, dedicado ao estudo das zonas mais profundas dos oceanos, numa iniciativa coliderada por uma bióloga portuguesa.
A proposta do PAN sobre limitação dos incentivos fiscais à compra de veículos híbridos e híbridos 'plug-in' foi hoje alterada para veículos com autonomia superior a 50 quilómetros, ao invés da proposta de terça-feira, que previa 80 km.
Cientistas encontraram microplásticos em amostras de neve do monte Evereste recolhidas a mais de 8.000 metros de altitude, indicam os resultados de um estudo conduzido pela universidade de Plymouth, Reino Unido, e hoje divulgado.
A Universidade de Aveiro (UA) vai começar a entregar na terça-feira bicicletas aos membros da comunidade académica, para os convencer a “deixar o carro em casa” nas deslocações para o campus universitário, foi hoje divulgado.
As temperaturas da Península Ibérica vão aumentar de forma “muito preocupante” durante este século. O alerta é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA) que prevê até 2100 aumentos da temperatura média de 2 a 3 graus ao longo de todo o ano, o suficiente para causar graves impactos no meio ambiente
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que pretende divulgar os nomes dos países que importaram madeira ilegal da Amazónia, citando o desenvolvimento de uma tecnologia que permite rastrear madeira extraída ilegalmente.
De 20 a 22 de novembro, a temática sustentabilidade volta a animar mais uma edição do Greenfest, festival que reúne no mesmo palco dezenas de iniciativas. Em ano de pandemia, o evento decorre na integra em formato digital.
Os desastres naturais relacionados com as alterações climáticas causaram mais de 410 mil mortos na passada década e afetaram 1,7 mil milhões de pessoas, alertou hoje um relatório da Cruz Vermelha.
Tem prestado atenção ao que coloca no prato? Isso pode dizer muito sobre a forma como anda a tratar o planeta! É necessário voltar ao biológico, aos verdadeiros produtos da terra, sem corantes nem conservantes, para evitar um possível colapso ambiental.
Porto, Braga e Águeda estão entre 88 cidades em todo o mundo consideradas líderes ambientais, segundo uma lista hoje divulgada pelo projeto internacional CDP - Transparência, Visão, Ação.
Dois especialistas defenderam hoje que a taxação de carbono, para fazer face às alterações climáticas, deve ocorrer inicialmente a um nível alto, de forma a evitar uma subida mais elevada no futuro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que a atual situação pandémica não pode desviar a sociedade e os decisores políticos da concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável inscritos na agenda 2030 da ONU.
A Câmara de Lisboa prevê instalar no próximo ano cerca de 200 sensores para monitorizar a qualidade do ar em vários pontos da cidade, nomeadamente nas envolventes dos crematórios, do terminal de cruzeiros e do aeroporto.
A concentração de dióxido de azoto (NO2) no ar de várias cidades portuguesas diminuiu “muito significativamente” durante o primeiro estado de emergência, comprovando os efeitos nocivos do tráfego rodoviário para a qualidade do ar, defenderam hoje especialistas.
Três organizações ambientalistas acusaram hoje o Governo de se desresponsabilizar da prevenção de produção de resíduos e de deixar à iniciativa privada a definição de metas de reutilização.
Há 11 anos, na Dinamarca, as nações mais desenvolvidas assumiram o compromisso de transferir 85 milhões de euros para apoiar iniciativas ambientais nas regiões com menos recursos financeiros mas, até hoje, nunca atingiram esse montante.
Depois de 30 anos a monitorizar os movimentos de animais que habitam a zona polar ártica, cerca de 150 investigadores de mais de 100 instituições, entre os quais o biólogo José Alves, da Universidade de Aveiro (UA), não têm dúvidas: as alterações climáticas que levaram o Ártico a entrar num novo est
Investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa vão integrar um projeto que visa compreender a história da vida marinha e tentar encontrar “respostas” para políticas ambientais e desafios societais da atualidade e do futuro.
A associação ambientalista Zero denunciou hoje a reiterada prática de ilegalidades relacionadas com os filtros de partículas nos automóveis a gasóleo, que se mantém apesar da mudança da lei, e que podem levar a danos na saúde.