A Bediflor vai permitir que tanto profissionais, estudantes, praticantes ou simplesmente curiosos tenham acesso aos melhores resultados relacionados com o meio ambiente. Até ao momento, foram pesquisados perto de 25 milhões de páginas na internet e mais de um milhão e meio de palavras-chave que facilitam a pesquisa, números que os criadores esperam ver multiplicar em pouco tempo.

A empresa por detrás deste novo motor de busca é espanhola, mais propriamente de Vitória, País Basco. A página estará online no dia 14 de abril e os engenheiros informáticos, programadores e designers gráficos passaram o último ano a desenvolver este projeto, que se alargará também à agricultura biológica, informações sobre os meios ruas e energias renováveis.

Diferente dos motores de pesquisa como o gigante Google, a Bediflor, antigo site de compra e venda de flores, faz uma seleção prévia das páginas mais atuais e renovadas nos temas relacionados com ecologia, flora e fauna, de forma a que dê prioridade às páginas temáticas, atualizadas com mais frequência.

Este novo motor de busca arrancará na língua castelhana, mas está já a ser preparada uma versão em inglês, para continuar progressivamente a expansão nos outros idiomas, quem o garante é Diego García, CEO da empresa, em declarações à agência espanhola Efe.

No seu primeiro ano deste motor de busca, desenvolvido por mais de 20 pessoas, os responsáveis esperam que se atinjam mais de 30 milhões de visitas.