Terramay - Plantar o Futurorealiza-se já este sábado, entre as 09h00 e as 16h00 e qualquer pessoa ou família pode participar. A data, 7 de janeiro, marca a terceira fase de reflorestação do projeto Terramay, uma quinta regenerativa no concelho raiano de Alandroal, que desde 2020 já plantou cerca de 3.600 árvores. Desta feita, o objetivo passa por plantar 5.014 árvores e arbustos autóctones, tantos quantos os habitantes de um concelho alentejano que luta contra a desertificação natural, social, económica e cultural.

"A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Alandroal que, para além do contributo de alguns colaboradores da autarquia durante o plantio das árvores, disponibiliza transporte gratuito para todos os que quiserem participar no evento, a partir do Alandroal, incluindo almoço gratuito, volta de pónei para os mais pequenos e um certificado de participação", adianta a organização.

A doação das árvores para a ação de proteção dos ecossistemas é feita pelos projetos Life Terra, Desert Adapt e, ainda, pela associação Além Risco, uma das associações mais importantes na divulgação dos problemas da desertificação no território alentejano e que visa plantar 50.000 árvores no distrito de Évora.

“Para além de fortalecermos a relação das pessoas com a natureza, é uma forma de sensibilizar todos para a importância da floresta, dos solos e das águas, que são responsáveis pelo equilíbrio e saúde do ecossistema em que vivemos, e do qual tanto dependemos, nos variados aspetos, entre eles, a alimentação, fator imprescindível para a nossa saúde”, afirma David de Brito, cofundador da Terramay e promotor da iniciativa.

O projeto “Terramay - Plantar o Futuro” é uma ação que visa ter um impacto significativo, local e social, sensibilizando a comunidade para um futuro mais sustentável para o planeta.

“O investimento na saúde dos ecossistemas é a única base para termos um território, que no futuro, garanta a segurança alimentar, climática e económica para as gerações mais jovens e vindouras, que têm, no mínimo, o mesmo direito à liberdade, saúde e segurança que nós tivemos até hoje”, acrescenta David de Brito. “A Terramay convida todos a participarem e a ajudarem-nos a plantar o futuro. Será também um momento para desfrutar de um dia bem passado nas margens do Alqueva, com família e amigos, enquanto se investe no futuro das próximas gerações”, conclui o mesmo.

Para participar na iniciativa basta enviar um e-mail para hello@terramay.com ou através do WhatsApp - 932 566 672.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.