Estas são dúvidas normais e comuns de qualquer consumidor preocupado com a correta separação e que por vezes ficam por esclarecer, especialmente em embalagens compostas por vários materiais. Por exemplo, no caso de uma embalagem de cereais, temos de pensar no que fazer com o saco de plástico interior e com a caixa de cartão.

Agora, este é, praticamente, um problema do passado. A solução? A nova iconografia da reciclagem lançada pela Sociedade Ponto Verde que procura ajudar as marcas a responder de forma simples às suas dúvidas através das próprias embalagens.

Estes novos símbolos terão não só a indicação sobre em que ecoponto deve ser colocada, como também indicações precisas, que explicam de forma detalhada como reciclar corretamente.

E porque ao reciclar melhor estamos a contribuir para o bem-estar do nosso planeta, a SPV apresenta-lhe alguns exemplos para que da próxima vez que encontrar um destes ícones já saiba o que fazer.

Selos Iconográficos – indicam o ecoponto a que pertence a embalagem

Selos Iconográficos – indicam o ecoponto a que pertence a embalagem

Legenda

Selos com Legenda - permitem identificar, para cada componente da embalagem, o seu material, bem como a ação recomendada previamente à colocação no ecoponto.

Nome do Componente da Embalagem

Nome do Componente da Embalagem - Caso a embalagem contenha componentes (como por exemplo rótulo, tampas, selos, entre outros) de materiais não compatíveis com o corpo da embalagem e que sejam de fácil separação por parte do consumidor, deve ser dada informação detalhada de separação para cada um dos componentes.

Material da Embalagem ou do Componente

Material da Embalagem ou do Componente - Esta informação diz respeito ao material constituinte da embalagem ou do componente.

Procedimento / Ação Recomendada

Procedimento / Ação Recomendada – Aqui são detalhadas as ações que devem ser desenvolvidas pelo consumidor para melhor preparar a embalagem para a sua reciclagem.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.