L’Oréal desenvolve as primeiras embalagens de cosméticos em cartão

L’Oréal desenvolve as primeiras embalagens de cosméticos em cartão
L’Oréal desenvolve as primeiras embalagens de cosméticos em cartão

Há mais de 10 anos que o Grupo L’Oréal se comprometeu a melhorar o impacto ambiental das suas embalagens e tem investido no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para os seus produtos de beleza.

Após o anúncio da parceria com a empresa Albéa, para o desenvolvimento do primeiro tubo de cosmético à base de cartão, que será lançado no 2º semestre de 2020, o  grupo francês associou-se à PaBoCo – Paper Bottle Company – para acelerar a inovação de embalagens mais sustentáveis e alternativas ao plástico.

É de salientar que a L’Oréal é a primeira empresa na área da cosmética a integrar a PaBoCo, sendo que os primeiros lançamentos de produtos estão previstos para 2021. E outra boa notícia é que até 2025 todas as embalagens de plástico da marca serão recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

A procura de uma solução alternativa e inovadora para melhorar a pegada ambiental é parte integrante da estratégia de embalagens do grupo, inserida no programa de sustentabilidade Sharing Beauty With All.

Dove aposta em embalagens de plástico 100% reciclado

Dove aposta em embalagens de plástico 100% reciclado
Dove aposta em embalagens de plástico 100% reciclado

A Dove anunciou um conjunto de iniciativas de longo prazo para acelerar o desenvolvimento do setor no combate aos resíduos de plástico e assegurar um impacto maior e sustentado. As medidas vão ter um enorme impacto permanente, reduzindo o uso de plástico virgem em mais de 20.500 toneladas anuais.

Com o objetivo de eliminar o uso de plásticos e apostar em materiais alternativos, no próximo ano, as embalagens individuais do icónico sabonete da marca estarão livres de plástico em todo o mundo. Está ainda em curso um projeto para substituir o invólucro plástico exterior das embalagens múltiplas de sabonete por um material sem conteúdo plástico.

Outra das medidas é o lançamento de novas embalagens de plástico 100% reciclado (PCR) até ao final de 2019 de forma a reduzir o uso de plástico virgem.  Uma medida que irá ser implementada nos mercados da América do Norte e Europa onde for tecnicamente exequível e em todas as suas gamas de produtos (Dove, Dove Men+Care, e Baby Dove).

Para além disso a marca de beleza irá alavancar a tecnologia que sustenta o seu novo formato de desodorizantes reutilizáveis, recarregáveis e em aço inoxidável. A tecnologia minim™ minimiza os resíduos reduzindo radicalmente a quantidade necessária de plástico. A data de lançamento ainda não está confirmada mas o trabalho está num estado bastante avançado.