A Coca-Cola apresentou, em Londres, aquela que será a primeira garrafa no mundo produzida a partir de plástico recolhido nos oceanos, estando apta para ser utilizada em alimentação e bebidas. Esta iniciativa será apoiada pela 'Mares Circulares', que pretende limpar os fundos marinhos da Península Ibérica

As atuais garrafas da marca norte-americana são feitas, atualmente, com 25% de plástico reciclado, apanhado no fundo do mar e nas praias de Espanha e Portugal, mas o objetivo é torná-las 100% recicláveis e garantir que são produzidas com, pelo menos, 50% de plástico reciclado.

Eliminar todos os plásticos desnecessários ou de difícil reciclagem das embalagens também é uma das metas da Coca-Cola, para abolir a utilização de 200 mil toneladas de plástico por ano, assim como anunciar, publicamente, a pegada de carbono de todas as embalagens. Tudo isto são medidas para entrar em vigor até 2020.

Segundo a empresa, as garrafas produzidas a partir do lixo marinho serão comercializadas brevemente, mas ainda sem data para começar.