Uma das opções mais práticas para conseguir um casamento low cost é, sem dúvida, contratar um serviço de wedding planning que a ajude a organizar tudo, para que seja o mais económico possível, e que ainda lhe apresente alternativas de serviços. Os wedding planners, entre muitas coisas, analisam o número de convidados, o orçamento dos noivos, as datas preferidas, e depois apresentam um projeto com várias alternativas.  A filosofia destes profissionais é que as grandes festas não surgem do nada. Pressupõem um grande trabalho de organização prévio, para que o resultado final seja de muita diversão.

Se quer organizar um casamento de baixo custo, tome nota destas 8 ideias originais que vão ajudá-la a poupar mais do que imagina. E, mesmo assim, o seu casamento será muito divertido!

1. Convidados por turnos

Uma boda de sonho e low cost? Sim, é possível com estas 8 ideias originais
créditos: José Novais Fotografia

Ainda que lhe possa parecer estranho, esta ideia não é assim tão descabida quanto isso. Em muitos países esta prática é mais comum do que pensa.  A fórmula consiste em dividir os convidados em dois grupos: um formado pela família e amigos mais próximos e o outro com todos os outros amigos. Os dois grupos poderão participar da cerimónia. O primeiro grupo participará da celebração total e o segundo apenas do cocktail mais simples e à dança de abertura. Assim, toda a gente ficará feliz, porque teve oportunidade de vê-la a si e ao seu noivo, dar-vos um beijinho de felicidades e aproveitar ainda parte da celebração.

2. Reutilizar o vestido de noiva

Quem disse que o vestido de casamento deve ser novinho em folha? Pode usar o da sua mãe ou avó. Mas se estas não tinham a sua constituição física, pode sempre desenhar o seu próprio vestido com partes dos delas, criando um mix. Isso, além de ter um significado especial, ajudará a economizar em tecidos. Se não tem dotes de estilista, contrate um designer profissional, que seja capaz de adaptá-lo à sua figura. Depois, é só ver o seu "novo" outfit a entrar na sua bela figura e a caber como uma luva.

3. Junte serviços

Uma boda de sonho e low cost? Sim, é possível com estas 8 ideias originais
créditos: João Almeida via Mary Me Eventos

Para unificar alguns dos serviços do seu casamento, nada como pedir ajuda a um wedding planner. Contrariamente ao que imagina, investir num serviço deste tipo irá ajudá-la a economizar e a reduzir as despesas. Isto, porque estes profissionais têm uma lista bastante interessante de prestadores de serviços que lhe poderão fazer um preço especial.

Muitas vezes, as próprias empresas de wedding planning, para além de organizarem casamentos, também são responsáveis por outros serviços indispensáveis na organização de um casamento.

4. Case-se em época baixa

Há épocas do ano que são muito solicitadas para celebrações de casamento, por isso é provável que os preços de alguns serviços sejam mais altos nessa altura.  O preferível é optar por casar num daqueles meses “que não lembra a ninguém”, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro. E a verdade é que os casamentos no inverno são mágicos! Por sua vez, a lua-de-mel também será mais barata se viajar para destinos onde a época também seja baixa. Aproveite esse período e vai ver que poderá poupar.

5. Não ao bolo de casamento

Uma boda de sonho e low cost? Sim, é possível com estas 8 ideias originais
créditos: João Almeida

Para muitos o corte do bolo é um momento desatualizado e dispensável, pelo que se o eliminar do seu dia irá economizar, pois não terá de mandar fazer um bolo de casamento apenas para fazer o corte e distribuir. Aposte em doces saborosos e originais, como macarons, sorvetes, crepes, muffins ou waffles. Estes são mais que suficientes para encher as barriguinhas dos convidados. Com sorte, eles até se esquecem do champanhe, que se costuma beber à hora do corte. Só aí, "mata dois coelhos, com uma cajadada só!"

6. Troque o menu por um banquete

Os casamentos com um banquete ao estilo buffet estão na moda e não são menos valorizados no sentido gastronómico. Assim, pagará menos por cada convidado, já que este tipo de serviço de catering é muito menos dispendioso que o tradicional banquete com os respetivos menus. Os seus convidados vão apreciar a originalidade da opção, sem questionarem a razão e vão, na mesma, poder apreciar a criatividade do chef de serviço. Até porque os buffetts são excelentes oportunidades para os artistas da cozinha darem a provar um maior número de iguarias (muitas criadas por eles). E, afinal, quem não adora petiscar?

7. Álbum de fotos

Uma boda de sonho e low cost? Sim, é possível com estas 8 ideias originais
créditos: José Novais Fotografia

Outra opção para reduzir os gastos é contratando uma reportagem de casamento sem álbum. Neste caso, as fotografias seriam entregues apenas em formato digital, numa pendrive, por exemplo. Lembre-se que teria acesso a toda a história do seu casamento, por imagens, na mesma. Optaria é apenas por tê-las num formato só. Aconselhamos é a não descurar o trabalho de um profissional da fotografia e vídeo. O dia mais importante da sua vida merece ser recordado.

8. Faça as prendas dos convidados

Se for dada aos trabalhos manuais ou a ideias criativas, faça as lembranças para os seus convidados. Pode ser uma foto sua e do seu noivo, numa moldura de barro (feita por si), estilo barroca; ou um livrinho com dedicatórias personalizadas. Quem sabe um texto com um poema sobre a amizade que sente por este ou aquele convidado em particular. Uma coisa é certa: ninguém fica indiferente à personalização. Os seus convidados vão sentir-se super especiais e nem vão imaginar que aquilo que queria mesmo era poupar... Até porque os embrulhos (também feitos por si) ficaram o máximo!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.