Conheça a taxa de juro do seu cartão de crédito

Sugerimos que consulte o contrato do seu cartão de crédito e que veja qual a taxa de juro que contratou nessa altura. Tenha em mente que esta é a taxa de juro que irá vigorar ao longo de todo o contrato, caso não exista renegociação das condições.

Conheça a taxa de juro de mercado

Nos últimos anos, as taxas de juro têm vindo a cair todos os meses (com uma exceção recente pois o nosso Estado decidiu duplicar o imposto de selo sobre o crédito). Isto tem feito com que as taxas máximas praticadas em novos contratos de crédito tenham também elas caído. Assim, facilmente percebemos que se fez o seu contrato há vários anos… tem uma taxa de juro contratada muito maior do que a taxa de juro de novos contratos.

O que fazer?

Se a taxa de juro do seu contrato de cartão de crédito é muito superior às taxas praticadas nos contratos novos, deverá:

. Contactar o seu banco ou instituição de crédito e pedir para lhe baixarem a taxa de juro;

. Contactar um novo banco ou instituição financeira e fazer um novo cartão de crédito em substituição do seu cartão de crédito antigo.

Pode acontecer que tenha uma dívida no seu cartão atual e que não consiga liquidar para cancelar aquele cartão. Nesta altura está já a sofrer o impacto de estar a pagar um juro maior do que aquele que devia. Pode assim:

. Usar o dinheiro do novo cartão para liquidar o cartão antigo;

. Pedir um crédito pessoal para liquidar o cartão antigo, garantindo que assim define uma data limite de pagamento do valor em dívida;

. Se tiver mais do que uma dívida de curto prazo, pode sempre procurar soluções de consolidação de crédito.

Existem alternativas ao nosso dispor mas temos de procurar informação e atuar. Nesta fase, a inércia é a nossa principal inimiga, pois vamos adiando a mudança e com isso pagamos mais do que devíamos. Nunca esquecer que todo o dinheiro que pagamos aos bancos é dinheiro que não está na nossa conta poupança a render-nos juros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.