Para poder organizar o seu orçamento familiar, tem de perceber quanto dinheiro ganha e quanto e como gasta o seu rendimento mensal.

Para a maioria das famílias portuguesas, o rendimento vem do salário ou salários que o agregado familiar recebe. Contudo, o valor que realmente tem disponível todos os meses depende das deduções que irá fazer ao seu salário.

Para poder fazer todas as contas de forma simples, consulte esta calculadora de salário líquido com atualização de valores para 2019. Esta ferramenta ajuda qualquer português a calcular o vencimento líquido neste ano, quer no setor privado quer no setor público.

Porque devo calcular o meu salário líquido?

Saber quanto dinheiro tem na conta bancária todos os meses não é só útil nas finanças pessoais, mas também na sua situação profissional. Se receber uma promoção, renegociar o seu salário ou mudar de emprego deve ter em mente o valor que irá receber. No entanto, no mercado de trabalho, geralmente fala-se em valores de salário bruto, ou seja, o valor total pago pela entidade empregadora, não contabilizando descontos para segurança social, retenção do IRS e outras deduções.

Deve ter em mente que o salário bruto não é o salário final que irá receber no final do mês. O salário que vai ver na sua conta é o vencimento líquido, já com as contribuições feitas.

Sabe calcular o seu salário líquido? Use esta ferramenta para planear o orçamento familiar

O que inclui a "Calculadora Salário Líquido 2019"?

Esta calculadora está preparada para aferir o seu vencimento líquido incluindo os seguintes critérios:

  • Situação do agregado familiar (não casado, casado um titular ou casado dois titulares);
  • Valor do salário base;
  • Valor do subsídio de refeição e forma de pagamento do mesmo (monetário ou cartão refeição);
  • Número de dias que vai trabalhar;
  • Adicional de duodécimos e respetivas opções de recebimento.

Que valores vou saber?

Ao colocar os dados na "Calculadora de Salário Líquido 2019" irá saber o rendimento tributável, o valor de duodécimos que recebe por mês, valores de retenção para IRS, contribuições para a Segurança Social e o vencimento líquido.

A título adicional poderá também ver o custo total que a empresa tem com o seu vencimento.

Com esta ferramenta, fazer o orçamento mensal e programar as suas despesas é mais fácil e poderá assim gerir melhor a vida financeira do seu agregado familiar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.