Está a preparar uma viagem, sejam umas férias, uma escapadinha de alguns dias, ou uma viagem de grupo (ou não) e não querem ou não podem recorrer a um carro próprio, saiba o que deve ter em conta no momento da reserva. As recomendações são da Avis.

Reserve com antecedência para conseguir as condições mais vantajosas

Idealmente, tente que a reserva de aluguer do carro seja feita pelo menos até três meses de antecedência. Desta forma, irá perceber que quanto mais cedo reservar o seu veículo melhores serão as vantagens do aluguer e terá ainda uma maior opção de escolha de veículos. Há empresas de aluguer de automóveis que têm apps que pode baixar para o seu telemóvel e desta forma o processo pode torna-se mais célere, seja para escolher a sua viatura, seja para fazer mudar alguma coisa ou mesmo fazer um upgrade.

Encontre o carro ideal para as suas férias

Faça as seguintes questões para perceber se está a tomar a decisão mais acertada em relação ao tipo de veículo que vai alugar:

  • Quão longa será a viagem entre o aeroporto e o seu destino?
  • Vai conduzir longos períodos de tempo durante as suas férias?
  • Quantas malas levará consigo, irá precisar de espaço extra?
  • Que tipo de condução vai fazer e como será o terreno? Precisa apenas de um veículo desportivo para condução em autoestrada ou algo mais robusto para estradas difíceis de montanha?

Escolher o carro certo para as suas necessidades pode fazer toda a diferença. Algumas empresas de aluguer oferecem uma gama de veículos extensa por isso certifique-se de que tira vantagem daquilo que tem disponível.

Selecione os extras antecipadamente

Precisa de sistema de GPS? Ou de cadeira para as crianças? Faça-o antecipadamente. Não se esqueça que pode sempre mudar a sua reserva caso note que não irá precisar. E se a última coisa que se deseja em férias é ter que lidar com um acidente ou uma avaria no aluguer de um carro, que infelizmente pode acontecer, e se quer estar livre de preocupações, saiba que a maior parte das empresas de rent-a-car oferecem cobertura padrão de avaria, mas também é possível pré-reservar extras online tais como o upgrade da cobertura de assistência rodoviária, que oferece segurança adicional no caso de emergência.

Traga consigo a documentação correta

Pode parecer evidente, mas ficaria surpreendido(a) com o número de pessoas que querem alugar um carro sem terem os documentos de identificação corretos. Confira antecipadamente aquilo que é pedido para identificação e para o pagamento. Encontra esta informação no seu contrato de aluguer. Não se esquece de ler sempre os termos e condições antes de fazer a reserva e antes de levantar o seu veículo.

Se tem dúvidas, pergunte

Faça tantas perguntas quantas aquelas que lhe pareçam pertinentes numa estação de aluguer. Isto ajudará a garantir que sai da estação com uma total compreensão daquilo que foi acordado. Os agentes podem também ser uma ajuda se precisar de pedir conselhos e direções para chegar ao seu destino final.

Partilhe os detalhes do seu voo

Com a tecnologia Flight Arrival Number (FAN), o aluguer de carros é agora mais simples para aqueles que levantem o veículo num aeroporto europeu. No caso da Avis, a FAN é uma ferramenta que assegura que os funcionários aguardem pelos clientes para levantarem os seus veículos, mesmo quando os voos têm um atraso.

Tire fotos em caso de estrago

Antes de seguir viagem, vale sempre a pena inspeccionar o seu veículo por dentro e por fora. Caso encontre alguma coisa errada, tire uma foto de qualquer dano, mesmo que sejam pequenas imperfeições, como marcas nas portas ou nos interiores. A empresa de rent-a-car irá sempre inspeccionar o seu veículo. No entanto, ter um registo pode ajudar a que todos se encontrem em sintonia.

Aproveite ao máximo o seu telemóvel

Hoje em dia, a maioria dos clientes tem um smartphone. Se está a viajar dentro da UE, tire vantagem do roaming de dados gratuito e use os dados do seu telemóvel para aceder aos mapas GPS sem custos. Mas não se esqueça que é ilegal usar o telemóvel enquanto conduz.

Abasteça antes de entregar o carro

Devolva o seu carro alugado sempre com a quantidade de combustível acordado. Apesar de ter a opção de pagar à empresa de aluguer de automóveis o combustível em falta, talvez possa poupar nas bombas de combustível caso seja o próprio condutor a abastecer.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.